Google

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Seminário CEMAPRE | Precariedade no Emprego e RSI: Teoria e Alguns Resultados

Em 22-04-2016 às 11:30

No dia 22 de abril, realiza-se pelas 11h30, na sala Delta (ISEG, Edifício Quelhas), o seminário "  Precariedade no emprego e RSI: teoria e alguns resultados ".

Este seminário, organizado pelo CEMAPRE - Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica, terá como orador Fernando Diogo, da Universidade dos Açores.

A sessão terá início com uma discussão sobre o conceito de precariedade no emprego, procurando dar-se conta das dificuldades de definição da sua abrangência concetual.
De seguida, será apresentada a aplicação do conceito a uma população específica, os beneficiários do Rendimento Social de Inserção que exercem uma atividade remunerada, através da mobilização de estudos empí­ricos.
O enfoque nesta última população é especialmente interessante dado que é entre os indiví­duos em situação de pobreza que podemos encontrar a precariedade laboral em toda a sua diversidade (incluindo as formas mais extremas), transcendendo-se em muito os estudos mais limitados que têm sido realizados tendo como foco os jovens das classes médias, em especial os licenciados.