Google

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Conferência IPP 2018 | Que Pensões Podemos Esperar?

Em 28-09-2018 das 08:30 às 12:30 / Aud. CGD (Ed. Quelhas)

No dia 28 de setembro, decorrerá no ISEG uma conferência que pretende promover a reflexão e o debate sobre as Pensões em Portugal e na Europa.

A conferência, intitulada   "What Pensions can we hope for? / Que pensões podemos esperar?", é organizada pelo  Institute of Public Policy (IPP) com o apoio da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).

A sessão tem início às 8h30, no Auditório CGD (Ed. Quelhas, 2º piso).

Mais informações e inscrições em  http://www.ipp-jcs.org/pt/conferencia-ipp-2018-que-pensoes-podemos-esperar-what-pensione-can-we-hope-for/

REGISTO 08h30 - 09h00
OPENING REMARKS 09h00 - 09h30
Clara Raposo* - Presidente do ISEG
Paulo Trigo Pereira - Institute of Public Policy
José Veiga Sarmento - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios

PART ONE: A Window on European pensions
The pensions landscape and challenge in European and OECD countries - 09h30 -11h00
Marius Lüske - OECD -Pensions and Population Ageing, Social Policy Division
Joanne Segars - Former Chairwoman, Pensions Europe, British Pensions and Lifetime Saving Association
Heribert Karch - Managing Director, MetallRente. Chairman, German Association for Occupational Pensions

COFFEE BREAK 11h00 - 11h15

PART TWO: What solutions for adequate pensions?
Debate - 11h15 -12h15
Graça Franco (moderator) - Rádio Renascença
Ana Fontoura Gouveia - Bank of Portugal
Mário Valadas - ISEG - Lisbon School of Economics and Management
Valdemar Duarte - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios

CLOSING REMARKS
 12h15 - 12h30
José António Vieira da Silva - Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social

*sujeito a confirmação

As intervenções dos oradores internacionais serão efetuadas em inglês.

Cartaz (pdf)