facebookPixel

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

Budget Watch: OE 2019 - Rigor e Transparência Orçamental

Em 30-11-2018 às 14:30 / Aud. CGD

 

No dia 30 de novembro, o ISEG em parceria com o Institute of Public Policy e a Deloitte Portugal, organizam a conferência " Budget Watch: OE 2019 - Rigor e Transparência Orçamental", que tem início às 14h30, no Auditório da Caixa Geral de Depósitos (ISEG, Ed. Quelhas, 2º piso).
Esta iniciativa é o culminar do projeto Budget Watch, que tem este ano a sua décima edição, e que avalia Orçamento de Estado na ótica da transparência, rigor, responsabilidade política e sustentabilidade das finanças públicas. A análise é exclusivamente técnica, independente e objetiva, à luz de boas práticas internacionais de prestação de informação e do processo orçamental.  

O evento tem como propósito a exposição dos resultados desta análise, que conclui que "Eventuais melhorias na transparência e qualidade da prestação de informação nos documentos orçamentais são, no máximo, ligeiras. Algumas melhorias são contrapostas por contínuas ausências ou remoções de quadros e informação narrativa".

Nesta ocasião, será também divulgado em exclusivo o Índice Orçamental IPP/ ISEG (um índice sintético de 0 a 100 do rigor e da transparência dos sucessivos OE), que tem por base um inquérito ao Conselho Consultivo Científico do Budget Watch, composto por um conjunto de economistas portugueses. 

Este projeto conta igualmente com a parceria da Deloitte, que analisa o OE através do Conselho Científico Empresarial, composto por líderes empresariais em Portugal. É o ponto de vista de algumas políticas setoriais e sobretudo fiscais, analisando as suas características mais ou menos business friendly, resultando no Índice Orçamental Deloitte Pro-Business.

A conferência terá início com a apresentação dos resultados do Budget Watch: OE 2019 pela parte de Joana Andrade Vicente (Institute of Public Policy), seguindo-se um debate com Jorge Marrão (Deloitte, Comissão Executiva do Budget Watch), Joaquim Miranda Sarmento (porta-voz PSD, ISEG - U. Lisboa), Mariana Mortágua (Assembleia da República, BE - a confirmar) e João Ferreira do Amaral (ISEG - U. Lisboa).
Para encerrar este encontro, o Secretário de Estado do Orçamento João Leão, fará uma intervenção final.

Entrada gratuita, sujeita a  inscrição prévia.

MAIS INFORMAÇÕES
Institute of Public Policy
Rita Neves e Cunha
Tel.: +351 213 925 986
Email: ritac@ipp-jcs.org