Google

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Palestra | Onde está a União Europeia no Mapa?

Em 19-09-2019 / Auditório 2 (Ed. Quelhas)

No dia 19 de setembro, o ISEG recebe o senhor embaixador Francisco Seixas da Costa, pelas 18h00, no Auditório 2 (Ed. Quelhas, 2º piso).

A palestra, intitulada " Onde está a União Europeia no mapa?", é organizada no âmbito dos Mestrados em Economia Internacional e Estudos Europeus e em Desenvolvimento e Cooperação Internacional do ISEG.

Entrada livre.

Sobre o Embaixador Francisco Seixas da Costa

O Embaixador Francisco Seixas da Costa é um diplomata que marcou as relações internacionais de Portugal nas últimas décadas, com especial relevo no que respeita ao processo de integração europeia e às grandes transformações que entretanto se operaram.

É licenciado na nossa Universidade, pelo ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus entre 1995 e 2001 e, nessa qualidade,
foi o principal negociador português do  Tratado de Amesterdão   (1995-1997) e do  Tratado de Nice   (2000),
tendo presidido ao Comité de Ministros do
Acordo de Schengen   (1997) e ao Conselho de Ministros do  Mercado Interno   da  União Europeia   (2000).

Foi embaixador representante permanente junto das
Nações Unidas   em Nova Iorque (2001-2002), onde desempenhou os cargos de vice-presidente do Conselho Económico e Social - ECOSOC (2001), de presidente da Comissão de Economia e Finanças da 56.ª Assembleia Geral (2001/2002), de vice-presidente da 57.ª Assembleia Geral (2002), tendo integrado, a convite do secretário-geral, Kofi Annan, o board do  UNFIP   - United Nations Fund for International Partnerships (2001-2002).

Em 2002, foi nomeado embaixador representante permanente junto da
Organização para a Segurança e Cooperação na Europa   (2002-2004), durante a presidência portuguesa da organização, tendo então chefiado o respetivo Conselho Permanente (2002).

Entre 2005 e 2009, foi embaixador de Portugal no Brasil e, entre 2009 e 2013, foi embaixador em França e, a partir de 2010, foi nomeado cumulativamente embaixador não-residente no
Mónaco .

A partir de 2012, foi nomeado cumulativamente como embaixador representante permanente junto da
UNESCO   (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e junto da  União Latina , também em Paris.

Atualmente, é gestor e consultor estratégico de várias instituições, incluindo a Fundação Calouste Gulbenkian, exercendo ainda funções em instituições universitárias , como Professor Convidado e ao nível de órgãos consultivos.