facebookPixel

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

Workshop Relocal Plotina | A Mulher como Agente da Transformação Local

Em 22-01-2020 das 09:00 às 12:30 / Terraço /Esplanada (Edifício Quelhas)

Os projetos europeus (Horizon 2020) de que o ISEG é parceiro, o  RELOCAL e o PLOTINA , organizam no dia 22 de Janeiro de 2020 um workshop sobre o papel da mulher como agente de transformação local. A sessão realiza-se no Terraço Fechado do ISEG  (Edifício Quelhas), das 9h00 às 12h30.

O projeto RELOCAL (Resituating the local in cohesion and territorial development) foca-se em questões de justiça espacial e coesão territorial, com enfoque em particular em modelos de desenvolvimento de base local e comunitária.

O projeto PLOTINA (Promoting gender balance and inclusion in research, innocation and training) foca-se nas questões de igualdade de género na ciência, com enfoque nas universidades e investigação.

O workshop está organizado em dois painéis: o primeiro painel aborda os desafios e obstáculos à participação e representação das mulheres na governação local; o segundo painel, visa dar a conhecer algumas boas práticas, programas e iniciativas para promover a participação e representação das mulheres na liderança e transformação locais.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição neste link.

Para informações adicionais sobre o workshop poderão ser contatadas as co-organizadoras Elsa Fontainha (elmano@iseg.ulisboa.pt) ou Patrícia Melo (pmelo@iseg.ulisboa.pt).


PROGRAMA (efetue o download do programa aqui)


Sessão de Abertura (09h00- 09h30)
- Clara Raposo, Presidente do ISEG Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa (Ulisboa)
- Patrícia Melo, Coordenadora no ISEG do projeto h2020 RELOCAL
- Elsa Fontainha, Coordenadora no ISEG do projeto h2020 PLOTINA


Painel 1 – Desafios e obstáculos à participação e representação das mulheres na governação local (9.30-10.45)

- Maria Teresa Almeida, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT)
- Representação das mulheres nas câmaras municipais portuguesas: práticas e programas políticos, Maria Antónia Pires de Almeida, investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e docente no Instituto Universitário de Lisboa (IUL)
- Balanço da implementação da Lei da Paridade em diferentes níveis de governo, Ana Espírito-Santo, investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e docente no Instituto Universitário de Lisboa (IUL)

Moderadora: Maria Lucinda Fonseca, Coordenadora do projeto h2020 GEARING ROLES, investigadora, docente e membro do Conselho Científico do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT)-ULisboa

Coffee-break 

Painel 2 – Boas práticas, programas e iniciativas para promover a participação e representação das mulheres na liderança e transformação locais (11:00-12.30)

- Teresa Fragoso, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)
- Alexandra Alves Luis, Associação Mulheres sem Fronteiras e CICS.Nova - Faces de Eva
- Paula Miranda/Ana Catarino, Cooperativa Trabalhar com os 99% e Ateliermob
- Catarina Sales Oliveira, Plano Intermunicipal para a Igualdade (municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão) link, Plano Municipal de Igualdade de Género (Covilhã), UBIgual: Plano de Igualdade de Género da Universidade da Beira Interior (UBI)



Cartaz (pdf)