Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

Seminário "Modelos de Resposta ao Item: Construcao de escala de desempenho a Matematica"

Em 15-10-2010 às 15:30 / Edífício Quelhas, sala Delta

Orador
Patricia Costa - ISEC/Algoritmi - Universidade do Minho

Organização
ISEG/Cemapre

Abstract: Os modelos de resposta ao item (MRI) sao um instrumento poderoso nos processos quantitativos de avaliacao educacional, que possibilitam uma serie de avancos em termos de acompanhamento escolar dos alunos, permitem avaliar o desempenho escolar de um determinado nivel de ensino, ou verificar se houve ganho de um nivel para o outro. A utilizacao dos MRI permite, ainda, a constituicao de bancos de itens (calibrados), a criacao de testes a partir do banco de itens, a investigacao de propriedades dos itens e a construcao de escalas para aferir aprendizagens. Para esta classe de modelos, apresentam-se os conceitos basicos, discutem-se as propriedades, especificam-se os modelos mais usados e expoem-se os principais procedimentos de estimacao. Com vista a aplicar alguns dos modelos apresentados, efectua-se a analise dos itens que compoem um teste e apresentam-se as estimativas dos parametros de discriminacao e de dificuldade dos itens. Recorre-se a funcao de informacao do te  ste para averiguar a capacidade informativa do teste relativamente ao factor latente (competencias em Matematica) e quantifica-se o erro da medida. Os resultados obtidos ressaltam a importancia da utilizacao de tecnicas baseadas em MRI para a analise das propriedades dos instrumentos e dos itens em avaliacao educacional, assim como o seu potencial na construcao e validacao de instrumentos.

http://cemapre.iseg.utl.pt/seminars/cemapre/

The seminar is sponsored by
FCT Program FEDER/POCTI 2010