Google

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

SEMINÁRIO | Uma marca coletiva de afirmação internacional

Em 26-03-2014 às 11:45 / Quelhas 6 | Piso 2 | Auditório 2

No âmbito da Unidade Curricular de Marketing Internacional no Mestrado em Marketing

Orador: Rui Tocha - POOLNET

Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling
www.toolingportugal.com

O Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, coordenado pela POOL-NET - Portuguese Tooling Network, foi formalmente reconhecido pelo Governo Português em 2008, integrando as Indústrias de Moldes, Ferramentas Especiais e de Plásticos, resultando de um trabalho mobilizador (Plano Estratégico) dinamizado no seio da Indústria, através da CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes, e do CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, envolvendo os seus principais stakeholders (Empresas, Universidades, Politécnicos e outros Centros de Inovação, fornecedores e outros parceiros).

O resultado desta VISÃO ESTRATÉGICA conjunta, permitiu um alinhamento do Cluster, em torno de OBJECTIVOS comuns, potenciando a promoção no MERCADO INTERNACIONAL em torno de uma MARCA COLECTIVA ("Engineering & Tooling from Portugal"), visando a DIVERSIFICAÇÃO DE MERCADOS (geográficos e de produtos), suportando-se na aposta na INOVAÇÃO, na dinamização de REDES, no reforço TECNOLÓGICO e de CONHECIMENTO, orientado para o INCREMENTO COMPETITIVO e das EXPORTAÇÕES.

Esta abordagem "bottom-up", alavancou uma estratégica de desenvolvimento nacional, de amplitude global, que se traduz crescentemente no reforço da COOPERAÇÃO no seio do Cluster, permitindo evidenciar já em 2014, uma melhoria ao nível da performance das Exportações (crescimento de 40% em 2012, reconhecimento internacional da marca colectiva e do cluster com mais 20.700 visitas de 71 países ao seu Portal).

O reconhecimento do Engineering & Tooling Português, é hoje uma evidência, no mercado nacional e internacional, estando a POOL-NET, em representação do Cluster num projecto-piloto da Comissão Europeia, envolvendo clusters complementares de outros Países (Espanha, França, Alemanha, RU, Áustria, Itália), na deteção de oportunidades em mercados fora da Europa (Índia, Brasil, EUA e Japão).

O sucesso desta Comunidade Industrial, Científica e Tecnológica, prende-se com o modelo de desenvolvimento que esteve na sua génese, onde a abertura à participação dos stakeholders, a discussão interna abrangente, a orientação estratégica ao Mercado prosseguida, bem como, o apoio da "mão-invisivel do Estado" que criou um ambiente de reconhecimento e suporte interno, foram determinantes!

Desta forma, o Cluster Engineering & Tooling, assume-se cada vez mais como uma Indústria Infra-estruturante, de capital e conhecimento intensivos, que suportam clientes globais, na industrialização da generalidade dos produtos que conhecemos. Por essa razão, esta é será sempre uma indústria de Futuro, e crítica para o desenvolvimento dos produtos do Futuro!

Rui Tocha - Director-Geral da POOL-NET

» Ver mais informações sobre o Mestrado em Marketing