Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Ciclo Temático | Riscos Psicossociais e Direitos Laborais

Em 26-11-2014 às 09:30 a 28-11-2014 às 18:00 / Anfiteatro 4, Quelhas

O SOCIUS do ISEG - ULisboa e a Autoridade para as Condições do Trabalho organizam um Ciclo de Formação no âmbito da Saúde Ocupacional, intitulado "Riscos Psicossociais e Direitos Laborais" a realizar nos dias 26, 27 e 28 de Novembro de 2014, no Anfiteatro 4, Edifício Quelhas 6, do ISEG.

Este evento, com a duração de 3 dias, abrange temáticas relacionadas com Segurança e Saúde no trabalho, nomeadamente: Saúde Ocupacional, Riscos Psicossociais, Assédio Moral no Trabalho, Direito da Segurança e Saúde no Trabalho e Direito Laboral. Deste modo, através da divulgação de informação científica, técnica e de boas práticas organizacionais, pretende contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção no âmbito da segurança e saúde no trabalho, com especial ênfase nos riscos psicossociais e direitos laborais inerentes. Promover uma cultura de prevenção implica adoptar práticas que contribuam para a prevenção e controlo dos riscos a todos os níveis, criar uma consciência geral de segurança nos trabalhadores e empregadores e estabelecer um quadro organizacional suceptível de garantir níveis cada vez mais elevados de saúde e segurança no local de trabalho. É de realçar que durante o evento serão divulgados os resultados preliminares relativamente ao Projecto de Estudo "Assédio Moral no Sector da Saúde", que se encontra actualmente a decorrer, e cujo intrumento de pesquisa se encontra disponível através de:

O ciclo de formação é constituído por três módulos que abordam, respectivamente, Saúde e Segurança Ocupacional (módulo 1) Riscos Psicossociais no Trabalho e Assédio Moral (Módulo 2) e Direito Laboral e da Segurança e Saúde no Trabalho (Módulo 3), os quais podem ser frequentados em conjunto ou individualmente.
O preço do ciclo temático de 3 dias é de 300 euros, sendo o preço da inscrição em cada um dos módulos individualmente 120 euros.

A ficha de inscrição, após preenchida, deverá ser enviada para um dos endereços (anaverdasca@socius.iseg.ulisboa.pt ou anaverdasca@netcabo.pt).
A disponibilidade de vagas está sujeita à capacidade das instalações disponíveis.

Data do Ciclo: 26, 27 e 28 de Novembro de 2014
Horário do Ciclo: 9:30h - 18.00 h
Público-alvo: quadros e dirigentes sindicais, gestores, técnicos de segurança e saúde no trabalho, representantes dos trabalhadores em matéria de segurança e saúde no trabalho (SST), público em geral.

Ciclo temático constituído por 3 módulos:

I - Saúde e Segurança Ocupacional |  26 de Novembro de 2014
• Relações trabalho/saúde / doença
• Saúde ocupacional: o que é e para que serve?
• Avaliação e gestão do risco em saúde ocupacional
• Políticas e estratégias de acção em saúde ocupacional
• Enquadramento legal e normativo
• Acidentes de trabalho e doenças profissionais