Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Dia 18 de Novembro

    Hora: 19:00-19:55 (Macau); 11:00-11:55 (Portugal); 7:00-7:55 (Brasil)

     

    Humanizar o Futuro do Trabalho - Como as empresas veem o futuro do trabalho e quais os desafios e oportunidades associados à sua transformação

     

    A orientação para novos modelos de trabalho – teletrabalho/remoto ou modelos híbridos - é uma tendência cada vez mais acentuada e a grande maioria das organizações irá, à partida, caminhar para esse modelo nas funções que têm essa possibilidade. Esta tendência traz um conjunto de benefícios para as empresas nomeadamente na diminuição de custos de estrutura, porque permite um maior raio de captação de talento e melhora a vida profissional dos próprios colaboradores. Também os colaboradores têm um conjunto de benefícios, relacionados com um maior work-life balance por via da eliminação parcial dos tempos de deslocação e maior flexibilidade horária. No entanto existem algumas “ameaças” para as organizações, nomeadamente nos temas de onboarding e acompanhamento, desenvolvimento e formação, saúde física e mental e de cultura organizacional.

    Para se adaptarem a estes novos modelos de trabalho, as empresas irão deparar-se com um conjunto de desafios relacionados com a gestão das suas equipas e a manutenção da coesão cultural. A tecnologia assume aqui um papel fundamental como enabler da transformação do Work (o que fazemos e como fazemos), da Workforce (quem faz) e do próprio Workplace (onde fazemos). Upgrades tecnológicos irão permitir uma aceleração da robotização e da aplicação da internet of things que irão por sua vez transformar, não só a forma como trabalhamos, mas também o espaço onde trabalhamos. Importa no entanto frisar que, apesar da relevância da tecnologia, o futuro do trabalho passará necessariamente pela humanização do trabalho uma vez que os desafios de fundo, relacionados com a captação, desenvolvimento e retenção de talento, cultura organizacional e saúde física e mental, se centram mais no próprio colaborador e na forma como as organizações proporcionam uma experiência extraordinária às suas pessoas.

     

    Oradora Convidada

    Margarida Uva

    Biografia

    Margarida Sousa Uva é Senior Manager da Deloitte, especialista na prática de Gestão do Capital Humano, Gestão do Conhecimento nas Organizações e Change Management, com mais de 15 anos de experiência. Ao longo da sua carreira tem liderado e participado em alguns dos maiores projetos de transformação digital de clientes Portugueses e Internacionais, acompanhando-os nas suas jornadas de transformação.