Biblioteca Francisco Pereira de Moura

A Biblioteca Francisco Pereira de Moura

 

O Serviço de Informação e Documentação/ Biblioteca Francisco Pereira de Moura é o centro de recursos bibliográficos do ISEG onde se localizam, para consulta generalizada, um grande e valioso espólio de documentação, sob as mais diversas e modernas formas de suporte (papel e formato digital), permitindo consultas presenciais e através de meios informáticos.

 

Pela sua história (o ISEG completará 100 anos de existência em Maio de 2011), pela riqueza e diversidade temática do seu espólio (englobando todas as áreas científicas nos domínios das ciências económicas e empresariais, matemática, sociologia, história e direito) e pela preocupação na sua actualização permanente, pode considerar-se ser esta a mais importante Biblioteca Universitária do país no conjunto destes domínios científicos. A que não pode deixar de ficar associada a sua localização privilegiada (junto à Assembleia da República), a sua vocação de serviço ao ensino e investigação que se realiza no ISEG, e também de serviço à comunidade, pelo acesso que permite a qualquer leitor externo ao ISEG.

 

A Biblioteca do ISEG dispõe de instalações modernas que permitem formas de utilização cómoda pelos seus utilizadores, com equipamento moderno para aceder electronicamente a bases de dados bibliográficas e de informação estatística, e de pessoal qualificado sempre pronto a auxiliar os leitores na pesquisa de informação. Com um horário que permite compatibilizar estas funções com a actividade profissional dos seus utilizadores.

 

Pretende-se que a Biblioteca seja um espaço vivo, em termos culturais e científicos, colocado ao serviço da Escola e aberto à comunidade, atendendo à sua vocação e à sua localização privilegiada. Toda a Escola está actualmente envolvida neste propósito, pela melhoria interna do seu funcionamento e da sua relacionação com a Escola, pelo enriquecimento do seu espólio, e pelo desenvolvimento do seu relacionamento com a comunidade externa à Escola.

 

Está actualmente em curso um processo de modernização das suas instalações e de revitalização das actividades culturais no ISEG que irá permitir, no curto prazo, melhorar o exercício desta sua vocação cultural.