facebookPixel

Development Studies

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

1º Workshop DSLab Link

Programa Link

Objectivo

Analisar a importância e aplicação da abordagem de desenvolvimento "baseado em Direitos Humanos" em projectos de desenvolvimento.
 

Metodologia

O workshop envolve os participantes em discussões de grupo na analise da concretização da abordagem em projectos concretos com base da documentação disponível.

 

Sessão 1: O surgimento da abordagem "baseado em direitos" e sua incorporação em projetos de desenvolvimento

A sessão discute como o conceito de abordagem baseada em direitos entrou no discurso de desenvolvimento e tornou-se uma abordagem nova da programação de projectos de desenvolvimento. Depois de dar uma visão geral dos direitos humanos e definir os princípios e características da abordagem baseada em direitos e, os participantes analisam como a abordagem se manifesta no desenho de alguns exemplos de projetos concretos de Angola e Moçambique.

 

Sessão 2: Implementação e resultados: Lições do campo de projetos baseados em direitos (Exemplos de Angola e Moçambique)

Os participantes identificam as estratégias de implementação e os resultados da abordagem baseada em direitos de exemplos de Moçambique e Angola tais como o Projeto "Educação em Direitos Humanos" do Instituto de Cidadania MOSAIKO em Angola, "DEC - Buzi, Dondo" (Descentralização e participação comunitária no planejamento municipal e distrital) e HIV / AIDS e Igualdade de Gênero da Universidade Católica de Moçambique.

 

Sessão 3: Advocacia e Lobbying: Definição, tipos e estratégias

Sendo a advocacia uma estratégia principal da abordagem baseada em direitos, a sessão pretende desmistificar a advocacia e mostrar que advocacia em projectos de desenvolvimento deve surgir da pratica e não da teoria, isto é das realidades vividas pela população e assim não se limita a um trabalho de peritos juristas. A sessão tem um enfoque duplo: entender a advocacia como um processo participativo enraizado nas necessidades de justiça dos cidadãos e conhecer estratégias de advocacia empreendidas pelas comunidades nos projectos exemplares.