Google

Secretaria das Licenciaturas

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Acesso - Regimes Link

 CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO PARA TITULARES DE CURSO SUPERIOR

 

   LICENCIATURAS - ANO LETIVO 2021/2022

 

Ao concurso especial de acesso destinado a titulares de cursos médios e superiores podem candidatar-se os titulares de um curso superior, médio ou pós-secundário, nomeadamente bacharelato, licenciatura, mestrado, doutoramento ou titulares de um diploma de especialização tecnológica e titulares de um diploma de técnico superior profissional (Decreto-Lei 113/2014, de 16 de julho).

 

Os estudantes internacionais não podem aceder por este regime de acesso.

 

CANDIDATURAS ONLINE :   1 a 19 de Julho de 2021 ( ver aqui ) 

 

Nota:
Caso sejas aluno ou ex-aluno do ISEG deverás efetuar login site do ISEG (canto superior direito) , atualizar dados pessoas e de seguida proceder à candidatura pelo seguinte percurso:

 

Candidato > Candidatura > Titular Curso Superior > Criar 
 
Critérios de Seriação:

 

Os candidatos serão ordenados pela aplicação sucessiva dos seguintes critérios a):

1º Serem titulares de um curso superior;
2º Prioridade aos licenciados pelo ISEG;
3º Melhor classificação do curso que os habilitam ao ingresso.

 

Notas:
a) A colocação dos candidatos a cada curso, nas vagas fixadas, é feita pela ordem decrescente da lista ordenada resultante da aplicação dos critérios de seriação acima fixados.
A colocação é válida apenas para a matrícula e inscrição no ano letivo para o qual a candidatura se realiza.

 

VAGAS

 

Economia
2
Economics
1
Finance
1
Gestão
2
Management
1
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão
0
  
 
Nota:
  1. Às vagas fixadas para um par instituição/curso eventualmente sobrantes num determinado regime (mudança de par instituição/curso, titulares de curso superior e/ou maiores de 23 anos), podem ser utilizadas em outro regime conforme prioridades estabelecidas;
  2. Cada candidato pode formalizar mais do que uma candidatura, desde que reúna as condições de ingresso para os ciclos de estudos escolhidos, pagando o respetivo emolumento por cada candidatura submetida.
    Caso o candidato submeta mais do que uma candidatura, as mesmas devem ser ordenadas por ordem de preferência.
  
EMOLUMENTOS:
 
Taxa de Candidatura de 60,00 Euros (não reembolsável)
 - Para estudantes a residir em Portugal, a taxa de candidatura é paga por referência multibanco gerada automaticamente aquando da submissão da candidatura. Caso não realize o pagamento da taxa de candidatura através da referência multibanco gerada, a candidatura não será validada.
 - Para estudantes a residir no estrangeiro, pode remeter email (seclic@iseg.ulisboa.pt) a solicitar dados para transferência bancária.
- São liminarmente indeferidas as candidaturas que não sejam instruídas com todos os documentos solicitados e taxa de candidatura liquidada. Não existindo direito a reembolso da taxa liquidada de candidaturas incompletas.

  

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ( UPLOAD):
 
  • Fotografia;
  • Fotocópia do Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade) a) ou do Documento de Identificação, do Estado-membro da União Europeia, de proveniência do candidato ou passaporte com respetivo visto de estudo ou, quando aplicável, do atestado de residência temporária b) ou permanente;
  • Fotocópia do Número de Identificação Fiscal (NIF) - não aplicável a quem tenha submetido cartão de cidadão ou a estudantes estrangeiros;
  • Certificado comprovativo de ser titular de um curso superior nacional ou de equivalência a um curso superior nacional com a respetiva classificação final c) e e);
  • Certificado autenticado das unidades curriculares aprovadas em curso superior (português ou estrangeiro), do curso e estabelecimento de origem, com discriminação da classificação nacional obtida, regime semestral ou anual, créditos e classificação ECTS de acordo com a escala europeia de comparabilidade c);
  • Plano de estudos do curso de origem, programas e cargas horárias das disciplinas realizadas (não aplicável a alunos do ISEG e apenas necessário caso venha a ser colocado e pretenda solicitar creditação nos prazos fixados para o efeito).
Nota:
a) Com consentimento do próprio.
Caso não pretenda efetuar upload, do documento de identificação deverá apresentar nos serviços o documento para validação dos dados no atendimento presencial da Secretaria das Licenciaturas dentro do horário fixado. Neste caso deverá submeter declaração a indicar que validará junto do serviço de atendimento presencial o documento de identificação;
b) Os alunos com residência temporária devem entregar a Certidão de Contagem de Tempo de Residência em Portugal passado pelo SEF;
c) Para os alunos estrangeiros, os documentos assinalados devem ser visados pelo serviço consular português ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia e emitidos pela autoridade legalmente competente do Estado de onde é originário o documento (Serviços oficiais de Educação). Sempre que os documentos não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas;
d) Os erros ou omissões cometidas no preenchimento do formulário eletrónico de candidatura são da exclusiva responsabilidade do candidato;
e) Candidatos Brasileiros com nacionalidade Portuguesa:
Quando o candidato é titular de curso do sistema de ensino médio brasileiro, e tenha obtido aprovação no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), realizado no ano civil ou nos três anos civis anteriores ao da candidatura, desde que tenha obtido neste uma classificação não inferior a 700 pontos, determinados através das ponderações às classificações nas áreas de conhecimento de Matemática e suas Tecnologias - 80% e Redação - 20%. A nota mínima é de 140 (conversão para escala portuguesa).

  

CALENDARIZAÇÃO:
  • Candidatura: 1 a 19 de Julho de 2021
  • Divulgação dos resultados de colocação: 6 de Setembro de 2021 (sujeito a confirmação) a)
  • Matriculas (online): 7 a 10 de Setembro de 2021 (sujeito a confirmação)

 

Caso os candidatos selecionados não se matriculem ou desistam dentro do prazo fixado para a matrícula/inscrição, perdem o direito à vaga, e neste caso, as vagas libertas serão atribuídas ao candidato seguinte da lista resultante dos critérios de seriação aplicáveis, não colocado por falta de vaga.  As listas dos suplentes colocados devem ser consultadas no website do website do ISEG .
 
Nota:
a) Os resultados de colocação e as datas de matrículas, por curso, devem ser consultados no website do ISEG
 
 
Informações:
 
- As aulas iniciam-se a 13 de setembro - Caléndario Escolar;
 
- Creditações Externas - Deverá enviar o formulario preenchido por email (seclic@iseg.ulisboa.pt), após a receção do email serão criadas as referencias bancarias (pelos Serviços Academicos, após a regularização dos valores, será agendado uma marcação presencial, para entrega de todos os documentos requeridos;
 
- Creditações Internas (ISEG) - Deve o aluno enviar o formulário preenchido por email (seclic@iseg.ulisboa.pt), após a receção do email serão criadas as referencias bancarias  pelo Serviços Academicos, as creditações são lançadas após a regularização dos valores bem como a reorganização do seu curriculo;
 

 

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTOS:

 

 
Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pela Secretaria das Licenciaturas via email seclic@iseg.ulisboa.pt, telefone 213925800 .

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL:

Consultar aqui

 

Resultados Ver Aqui

 

Resultados 2ª chamada ver aqui

 

Informações:
As matrículas/inscrições dos alunos colocados pelo regime referido decorrem online de 7 a 10 de setembro de 2021, sendo necessário efectuar o login.
Os candidatos colocados que não procedam à matrícula/inscrição no prazo acima fixado, perdem o direito à vaga concedida. Neste caso, é notificado o candidato “Não Colocado(a) (Suplente)” seguinte da lista, resultante dos critérios de seriação aplicáveis. As vagas libertas são comunicadas aos candidatos em situação de “Não Colocado(a) (Suplente)” no dia 15 de setembro de 2021;
Candidatos Colocados -Matrícula/inscrição:
Portal Fenix > Separador “Candidato”> na candidatura clicar em Detalhe> opção “Matricular”, o sistema efetua a matrícula, e envia automaticamente a password de aluno.
Deverá fazer novo login, Portal Fenix > Separador “Aluno” > menu lateral esquerdo “Inscrever” > opção “Processos de inscrição” > Clicar em “Iniciar processo
Deverá preencher devidamente os campos em falta e ir avançando passo a passo até finalizado o processo.
No passo  final após selecionar o botão “confirmar matrícula” é gerado o documento “comprovativo de inscrição “.
Só depois de clicar no botão “Finalizar” o processo de inscrição se encontra concluído.
Valores da matrícula/inscrição:
No final da matrícula, será disponibilizado um comprovativo com indicação dos valores da propinas e referências;
Os valores a liquidar por cada prestação e as referências bancárias podem ser consultadas no portal Fenix em: > separador “aluno” > “Visualizar Conta”.
Pagamento de Propinas e emolumentos a liquidar:

Atos administrativos 50 euros;

Seguro escolar + Propina 1ª prestação – 159,03 Euros

Pagamento total de 209,03 Euros referente a atos administrativos (50,00 Euros) + seguro escolar (2,03 Euros) + 1ª prestação da propina (157 Euros) deve ser realizado
 até 5 dias após a matrícula.
Estão dispensados nesta fase do pagamento de propina no ato da matrícula, os alunos candidatos a bolsa de estudo dos SAS (Serviços de Acão Social), devendo apresentar comprovativo de candidatura ou declaração de compromisso de honra, devendo apenas liquidar o seguro escolar e atos administrativos, o comprovativo deverá ser enviado por email com essa indicação.
Mais informações:
- As aulas iniciam-se a 6 de Outubro (1º ano 1ª vez) - Caléndario Escolar;
Pedidos de Creditação:
Alertamos que de acordo com o Regulamento de Creditação, os pedidos de creditação de unidades curriculares efectuadas anteriormente ao ingresso no ISEG apenas podem ser solicitadas no ano de ingresso.
Caso pretenda solicitar creditação às unidades curriculares efetuadas noutro ou no mesmo estabelecimento de ensino deverá  solicitar por email (seclic@iseg.ulisboa.ptaté 30 de setembro de 2021 os seguintes documentos:
  • - Requerimento de creditações (ver Aqui);
  • - 25 Euros por unidade curricular a que solicita creditação até ao limite máximo de 125 Euros.
  • - Certificado de aproveitamento em unidades curriculares, com discriminação da classificação obtida, caso não tenha entregue no ato da candidatura;
  • - Programas e cargas horárias.
  • - Após a regularização do valor do pedido de creditação é realizado um agendamento presencial para entrega de toda a documentação original.
Todos os candidatos colocados são inscritos no 1º ano devendo atualizar a inscrição nas unidades curriculares após comunicação das creditações concedidas (caso aplicável).
Se não efetuar o pedido de creditação às unidades curriculares realizadas noutro ou no mesmo estabelecimento de ensino no período acima indicado, pode ainda fazê-lo até 7 de janeiro de 2021, numa 2ª fase de apreciação de creditações por parte da respetiva comissão científica de creditação.
Os resultados aos pedidos de creditação efetuados serão comunicados por email até 9 de novembro de 2021 (1ª fase) e 8 de fevereiro de 2022 (2ª fase).
- Outras informações importantes:  Calendario de Avaliações , Prazos Importantes