Google

Secretaria das Licenciaturas

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Processo de Bolonha Link

Um dos maiores entraves à mobilidade de estudantes e trabalhadores na Europa é a dificuldade em compreender as notas obtidas em outros países, visto que cada sistema utiliza a sua escala de avaliação. Por exemplo, Itália utiliza uma escala que vai de 0 a 30.
Para resolver este problema, foi criada a Escala Europeia de Comparabilidade de Classificações, que contextualiza os estudantes no conjunto dos diplomados dos últimos três anos. Assim, os empregadores sabem que se o candidato obteve nota A numa determinada unidade curricular, implica que pertence ao grupo dos 10% de diplomados com melhor classificação final dos últimos três anos. Esta escala é usada em paralelo com as escalas nacionais.
Classificação ECTS
Grupo
A
10% dos alunos com melhor nota
B
35% dos alunos, em conjunto com a classe anterior
C
65% dos alunos, em conjunto com as classes anteriores
D
90% dos alunos, em conjunto com as classes anteriores
E
100% dos alunos, em conjunto com as classes anteriores
FX
Reprovado, mas perto dos mínimos para passar
F
Reprovado