Others

Nobel de Economia em sessão pública no ISEG

Prof. Clive Granger

Clive Granger, Nobel de Economia em 2003, "por ter desenvolvido métodos de análise de séries temporais com tendências comuns (co-integração)" e por outras contribuições fundamentais à estatística e econometria, fará no Auditório CGD do ISEG, uma palestra aberta a quem a ela desejar assistir e até ao limite do espaço disponível.

A sessão decorrerá a partir das 9h30m do dia 16 de Janeiro, Sexta-Feira.

O matemático e estatístico britânico estudou na University of Nottingham, onde fez os primeiros estudos em 1955 e se doutorou em 1959. Nesta universidade ocupou diversos cargos nos departamentos de matemática, economia e econometria de 1955 a 1974. A partir dessa data trocou Nothingham por S. Diego, integrando o quadro docente da Universidade de Califórnia, onde trabalha ainda hoje.

Além de se dedicar ao campo da estatística e da econometria, Clive Granger tem desenvolvido estudos em demografia, prospecção económica, economia financeira e metodologia.

A palestra abre o 5th International Institute of Forecasters´Workshop on the Predictability of Financial Markets, organizado este ano pelo Cemapre, ISEG, em colaboração com o IIF.