Others

Prémio “EWMD Portugal – Female Leadership Award” atribuído a Ana Maria Machado Fernandes, CEO da EDP Renováveis no passado  dia 6 de Novembro no ISEG

No 6 de Novembro de 2009 no ISEG – Rosalina Machado membro do Conselho Consultivo da  EWMD Portugal entregou, pela primeira vez, o prémio "EWMD Female Leadership Award" a Ana Maria Machado Fernandes, CEO da EDP Renováveis, no decorrer da conferência "EWMD – Leadership in the 21st Century".

O júri responsável pela escolha salientou a contribuição de Ana Machado Fernandes nas organizações por onde passou, deixando a forte marca de uma agente de mudança eficiente e eficaz, que sempre procurou a unidade dentro e fora das suas organizações.

"É uma honra podermos atribuir este prémio à Ana Maria Fernandes", afirmou Teresa Lacerda, presidente da EWMD Portugal. "Estamos muito satisfeitas por ser reconhecida a sua liderança capaz de enfrentar os desafios do Século XXI."

O prémio "EWMD Female Leadership Award" é atribuído a uma mulher que simultaneamente esteja integrada numa organização com integridade moral e ética, que constitua um contributo exemplar e de relevo para a responsabilidade social, que proporcione o equilíbrio carreira-família na sua organização, e que possua uma capacidade extraordinária para comunicar e para assumir responsabilidades.

O júri de cinco elementos, incluindo homens, teve como missão eleger 3 nomes entre os 25 nomeados. A reunião final de discussão e decisão foi realizada no dia 2 Novembro, tendo também sido nomeadas, além da vencedora, Vera Pires Coelho, Presidente da Edifer, Fátima Aveiro, Directora Geral da Unilever-Jerónimo Martins, Judite Mota, Directora Criativa da Young & Rubicam,  Isabel Ferreira, Presidente do Banco Best, entre outras.

Para conhecer as 25 nomeadas consulte este link: http://www.ewmd.org/node/11683

Membros do Júri:
Rosália Amorim – Editora da Exame e Autora de "O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher";
João Vieira Pereira – Director-adjunto do Expresso;
Nicolau Santos – Director-adjunto do Expresso;
Teresa Correia de Lacerda – Presidente da EWMD Portugal;
João Duque – Presidente do ISEG, representado por Mário Caldeira – Vice-Presidente do ISEG.

Prémio EWMD 6 de Novembro no ISEG
Prof. João Duque, Presidente do ISEG, Dra. Rosalina Machado, Membro do Conselho Consultivo da EWMD, Dra. Ana Maria Fernandes, CEO EDP Renováveis e Dra. Rosália Amorim, Membro do Jurí do EWMD Female Leadership Award

SOBRE Ana Maria Machado Fernandes
46 Anos
CEO da EDP Renováveis
Formação: Economia, na Universidade do Porto, pós-graduação em Finanças e MBA, na Escola de Gestão do Porto.
Percurso:
Começou a carreira em 1986 como técnica na Conselho, empresa do grupo Banco Português do Atlântico (BPA) e, em 1989, assume funções no banco EFISA, onde chegou a directora. Entre 1989 e 1991, foi professora assistente na faculdade de Economia do Porto.
Em 1992, integrou o grupo Banco Fomento e Exterior, como administradora. De 1996 a 1998, foi directora de corporate finance do BPI, no Porto.
Em 1998, integrou a Gás de Portugal como directora. Em 2000 tornou-se administradora da Transgás. Em 2004, chegou administradora da Galp Energia e a presidente e CEO da Galp Power.

SOBRE a EWMD
A EWMD é uma organização internacional sem fins lucrativos com uma visão assente em três pilares:
– contribuir para a criação de uma sociedade com maior diversidade de género;
– motivar a participação activa da mulher e do homem na gestão das organizações;
– incentivar modelos flexíveis de equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada.
Tendo sido criada em 1984 em Bruxelas, a EWMD chegou a Portugal em 2008. A sua presidente local é a Dra. Teresa Correia de Lacerda, cujo perfil pode ser consultado em: www.linkedin.com/in/teresacorreiadelacerda.
As actividades da EWMD Portugal podem ser consultadas em: http://www.ewmd.org/networks/ewmd-portugal.