Search button
Others

Gustavo H. B. Franco, ex-Governador do Banco Central do Brasil, no ISEG

O Prof. Gustavo Franco esteve em Lisboa a convite do ISEG, nos dias 4 a 6 de Janeiro de 2010, para fazer parte do júri da tese de doutoramento "Os países emergentes como investidores  internacionais: O caso das Empresas Brasileiras em Portugal", apresentada por Cristiano Cechella, e orientada pelo
Prof. Joaquim Ramos Silva.

  • Biografia

Gustavo Franco nasceu no Rio de Janeiro em 10 de Abril de

1956. Casado, 4 filhos, é actualmente director executivo da Rio Bravo

Investimentos desde a sua fundação em 2000, responsável por estratégia

corporativa e investimentos estratégicos.

É Bacharel (1979) e Mestre (1982) em Economia pela PUC/Rio de Janeiro, e M. A. (1985) e Ph.D (1986) pela Universidade de Harvard.

De 1986 a 1993, Gustavo Franco foi professor e pesquisador do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de

Janeiro, e consultor de diversas organizações internacionais, de órgãos dos

governos federal, de Estados e do município do Rio de Janeiro, bem como de

várias empresas privadas nacionais e estrangeiras.

Foi Presidente do Banco Central do Brasil,
www.bcb.gov.br/,de Agosto de 1997 a Janeiro de 1999, tendo sido, nos quatro anos  anteriores, director da Área Internacional do Banco Central e Secretário Adjunto de Política Económica do Ministério da Fazenda. Durante o período em que esteve no serviço público, teve participação central na formulação, operacionalização e administração do Plano Real (1994). Conduziu directamente a operação dos mercados,negociações financeiras internacionais (Plano Brady, acordo com o FMI/98),lançamentos de bônus da República (16 operações, 10 moedas cerca de US$ 10 bilhões),re-estruturações bancárias (PROES, PROER, privatizações) e aspectos regulatórios próprios das actividades de bancos centrais.

Participou e participa em diversos conselhos de administração e consultivos,mantém actividade académica na PUC/Rio (aulas e pesquisas) e escreve regularmente para jornais e revistas. Tem 10 (dez) livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas académicas. 

Seus escritos podem ser encontrados na home page:

www.econ.puc-rio.br/gfranco