Search button
Others

Artigo de Professora do ISEG publicado na revista Health

Foto Prof.ª Helena SerraFoi publicado na revista Health, Vol. 14 (2), March 2010, pp. 162-177 (actualmente classificada em "C" de acordo com a tabela FIISEG e com um factor de impacto de 1.080 de acordo com o Journal of Citations Report) o artigo com o título " Medical technocracies in liver transplantation: Drawing boundaries in medical practices", da autoria da Professora Helena Serra.

A partir da observação participante e continuada numa unidade hospitalar de transplantação hepática e de entrevistas semi-estruturadas aplicadas às várias categorias representadas no terreno de pesquisa, o artigo discute o significado que as tecnologias médicas assumem na produção dos cuidados médicos e particularmente na definição dos limites que separam as várias áreas do conhecimento e práticas médicas, agrupados em especialidades.
Conclui-se que as tecnologias médicas são instrumentalizadas nas práticas clínicas de modo a constituírem-se estratégias de poder por parte dos vários especialidades médicas, identificando-se, assim, o que a autora designa de tecnocracias médicas.