Search button
Others

II Seminário Internacional sobre Propriedade Intelectual em Países de Língua Portuguesa

Nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2010 realizou-se no ISEG, em Lisboa, o II Seminário Internacional sobre Propriedade Intelectual em Países de Língua Portuguesa. 
 
II Seminário Internacional sobre Propriedade Intelectual em Países de Língua PortuguesaForam apresentadas um total de 32 comunicações com 39 autores, tendo estado presentes quase uma centena de participantes, provenientes de Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Princípe, Angola e Macau, e ainda de universidades do Reino Unido, França, EUA e Perú. Estiveram igualmente presentes representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, da Organização Mundial da Propriedade Intelectual e da OCDE.
 
Este II Seminário teve como objectivo discutir uma agenda em matéria de Propriedade Intelectual de interesse comum aos países e territórios de língua portuguesa. A Propriedade Intelectual constitui um instrumento fundamental de regulação do acesso ao conhecimento economicamente útil no mundo contemporâneo. Sendo o acesso ao conhecimento uma condição de base para o desenvolvimento económico e social, a boa compreensão dos mecanismos de Propriedade Intelectual é vital para os países que procuram trilhar uma trajectória de crescimento rápido e de desenvolvimento tecnológico assente em estratégias empresariais centradas na inovação. Essa compreensão permite aos agentes económicos definirem estratégias consistentes de avanço tecnológico e competitivo. 
 
O evento contou com o patrocínio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial de Portugal e da Fundação da Ciência e Tecnologia.