Search button
Others

Artigo de investigadores do ISEG aceite para publicação na revista internacional do ISI – Physica A: Statistical Mechanics and its Applications

Investigadores ISEGFoi aceite para publicação na revista internacional "Physica A: Statistical Mechanics and its Applications" o artigo com o título "Recurrence quantification analysis of global stock markets", da autoria de João A. Bastos e Jorge Caiado, investigadores do CEMAPRE- Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica do ISEG.

 

Na teoria financeira clássica a dinâmica dos preços dos activos financeiros é tipicamente descrita por processos estocásticos. No entanto, uma teoria alternativa sugere que estes preços poderão ser gerados por processos determinísticos, não-lineares e caóticos. De facto, este tipo de processos reproduz as grandes flutuações observadas nos mercados financeiros que os processos estocásticos não conseguem explicar. A existência de uma componente determinística na dinâmica dos preços implica que a sua evolução seja previsível no curto prazo. No trabalho agora aceite para publicação, a presença de dependências determinísticas nos mercados accionistas internacionais é investigada através da quantificação de recorrências (trajectórias semelhantes percorridas por um sistema dinâmico em tempos distintos) nos preços de índices. Os resultados sugerem que a dinâmica dos índices dos mercados emergentes poderá conter uma componente determinística superior à dos mercados desenvolvidos. Em particular, a dinâmica dos mercados dos Estados Unidos, Japão e Taiwan parece apresentar a menor componente determinística entre os 46 mercados analisados. Foi também estudado o comportamento de alguns mercados durante a crise cambial asiática, a crise da bolha especulativa das empresas dot-com e a recente crise do subprime. Os resultados sugerem que, durante estes períodos, se verificou uma redução da componente determinística dos índices analisados.