Search button
Others

Artigo de professores e investigadores do ISEG aceite para publicação na revista internacional do ISI – Journal of Statistical Computation and Simulation

Foi aceite para publicação na revista internacional do ISI "Journal of Statistical Computation and Simulation " o artigo com o título "Tests for comparing time series of unequal lengths",  da autoria de Jorge Caiado, Nuno Crato e Daniel Peña (Universidad Carlos III de Madrid, Espanha).

Neste artigo, os autores propõem dois testes estatísticos para comparar séries temporais independentes com um número desigual de observações. O primeiro teste é baseado na distância entre as ordenadas do periodograma e utiliza a metodologia de interpolação do periodograma, introduzida por Caiado, Crato e Peña (2009, Communication in Statistics: Simulation and Computation 38, 527-540), para classificar e agrupar séries temporais. O segundo é um teste paramétrico baseado na distância ente as estimativas dos parâmetros de um modelo autoregressivo e médias móveis. Estes testes são comparados com um terceiro teste, baseado no "pooled spectra", através de um estudo de simulação de Monte Carlo.

Foto Jorge CaiadoJorge Caiado (PhD) é investigador do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE/ISEG).

 

 

 

 

Foto Nuno CratoNuno Crato (PhD) é professor catedrático do ISEG e investigador do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE).