Others

O ISEG na linha da frente da cooperação universitária com Angola

Realizou-se no dia 19 de março no Auditório 2 o II Seminário organizado pelo SOCIUS – ISEG Lisboa e pela FECUAN subordinado ao tema 'O ensino universitário em Angola'. O evento, que contou com uma nota de boas-vindas endereçada pela presidente do SOCIUS, Professora Helena Serra, foi presidido pelo Prof. João Duque que chamou a atenção para a importância e empenhamento que o ISEG atribui a este desafio no que foi complementado pela intervenção do Professor Ennes Ferreira.

A experiência do apoio do ISEG à Universidade pública José Eduardo dos Santos (Huambo) em dois mestrados da área de gestão foi apresentada pelos Professores Paulo Henriques e Pedro Verga Matos. Pela parte angolana, a preleção do Decano da Faculdade de Economia da Universidade pública Agostinho Neto, Prof. Fausto Carvalho Simões, abordou a questão das assimetrias regionais em Angola e o papel das universidades tendo Sua Excelência o Embaixador de Angola em Portugal, Dr. Marcos Barrica, encerrado o evento com uma apresentação dedicada à cooperação universitária entre Portugal e Angola. Elevar a qualidade da formação dos estudantes e docentes universitários angolanos e o desenvolvimento de capacidades no domínio da investigação académica, são duas das áreas prioritárias atuais para a universidade em Angola.

O ISEG Lisboa tem vindo a ser cada vez mais solicitado a cooperar nesta área que é encarada pela nossa Escola como uma área estratégica de afirmação internacional no quadro da lusofonia. Como demonstração deste envolvimento e da credibilidade que merecemos em Angola, o Prof. Fausto Carvalho Simões aproveitou a ocasião para revelar que vão ser assinados  protocolos específicos do apoio do ISEG Lisboa aos recém-aprovados Doutoramentos em Economia e em Gestão e aos Mestrados em Economia Monetária e Financeira e em Mercados de Capitais.