Search button
Others

CONFERÊNCIA | Construir As Vantagens Competitivas De Portugal 20 Anos Depois Do Relatório Porter

O ISEG recebeu na passada quarta-feira Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Franquelim Alves, Vogal da Comissão Instaladora do Banco de Fomento, Luís Mira Amaral, CEO do Banco BIC, Vitor da Conceição Gonçalves, Professor Catedrático do ISEG e Rui Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas, no seminário "Construir as Vantagens Competitivas de Portugal 20 anos depois do "Relatório Porter", organizada no âmbito da 1ª edição do curso executivo CEDE – Competitividade e Estratégia para o Desenvolvimento das Empresas.

A abertura do evento esteve a cargo do professor Vitor da Conceição Gonçalves, que abordou o tema do Relatório Porter e alguns dos desafios que se levantam à competitividade da economia portuguesa e terminou com uma videoconferência do Prof. Dr. Christian Ketels do Institute for Strategy and Competitiveness, da Harvard Business School.

No seminário, o Eng.º Mira Amaral abordou globalmente as condições em que se desenvolveu o Relatório Porter, tendo os restantes oradores se pronunciado acerca do contexto pós-relatório, particularmente aquilo que se fez e o que está por fazer, tendo em atenção as orientações definidas há duas décadas e o que entretanto se aprendeu.

Entre as conclusões apresentadas, parece fundamental que haja um fortalecimento dos clusters nacionais através da melhoria das políticas públicas de apoio e às estruturas colaborativas de suporte aos clusters, no sentido de contribuir para uma estratégia nacional orientada para o desenvolvimento das vantagens competitivas do país na economia europeia e global.

O curso CEDE – Competitividade e Estratégia para o Desenvolvimento das Empresas e Clusters, cuja 2ª edição ocorre em Outubro 2014, pretende contribuir para este desígnio.

 
Ver também

Curso de Formação Executiva



CEDE – Competitividade e Estratégia para o Desenvolvimento das Empresas e Clusters