Others

Aluno do MBA ISEG recebe prémio da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE)

O "Concurso de Ideias" promovido pela ANJE, (Associação Nacional de Jovens Empresários) distinguiu como um dos vencedores a aplicação mobile PharmaPhoto desenvolvida e apresentada por Pedro Fialho, aluno da 30ª edição do MBA ISEG. do pois a ideia foi uma das vencedoras do concurso de ideias promovido pela associação nacional de jovens empresários.

A PharmaPhoto mobile App é uma aplicação desenvolvida para as farmácias e tem como objetivo facilitar o pedido de uma encomenda, por parte do cliente final (consumidor).

A ação pretendida é o envio, pelo consumidor, de uma fotografia da sua receita médica ou do produto que deseja adquirir, de modo bastante simples e em apenas 3 passos, para a sua farmácia habitual e a partir do seu smartphone ou tablet, via PharmaPhoto Mobile App.

A receção desta informação ocorre no email da farmácia , e o consumidor e o consumidor é contactado pela farmácia para combinar a entrega em morada indicada ou levantamento na loja (click and collect).

Link do concurso:  http://concursodeideias.anje.pt/site/vencedores

Entrevista:

Como surgiu a ideia de desenvolvimento desta app?

Na aldeia dos meus pais – localizada no interior do Alentejo – a farmácia local e por razões económicas, teve de   abandonar a comunidade e deslocar-se para a cidade. Em   conversa com a minha tia, perguntei-lhe como é que ela fazia para ir buscar os seus medicamentos e explicou-me que tinha de apanhar o único autocarro diário para a cidade ou ficar alguns dias sem os tomar. É que, com a deslocação referida, a farmácia mais próxima localiza-se agora a cerca de 20km ficando a aldeia isolada em relação ao acesso a medicamentos, sendo a maioria da população idosa e com uma necessidade constante de terapêutica.
Dentro do MBA do ISEG trabalhámos em alguns projectos, como aplicações mobile (project inc.), criação e desenvolvimento de ideias de negócio, e naturalmente surgiu a ideia de associar a tecnologia à resolução do problema da minha tia, criando um canal de fácil comunicação entre ela e a farmácia da cidade. Dirigi-me às farmácias e obtive a confirmação de que estariam interessadas e que já praticavam um serviço de entregas às aldeias isoladas mas que com o envio prévio da informação da receita médica, o seu trabalho ficaria bastante facilitado.

Em que consiste e de que forma poderá ser útil aos consumidores?

Consiste numa aplicação mobile que permite ao seu utilizador, a partir de um smartphone ou tablet, contactar a farmácia local e em 3 simples passos requisitar uma encomenda para a sua morada, seja de medicamentos ou de outros produtos de saúde. A partir do envio da fotografia da receita médica ou de uma mensagem de texto por parte do doente, a farmácia recepciona esta informação e processa-a devidamente.
Muitos doentes, ou os responsáveis por estes, não têm capacidade para se deslocar por várias razões ou limitações, criando-se para estes um método simples de acesso aos seus medicamentos.
Além de benefícios na comodidade, conforto e na poupança de tempo, podemos ver também melhorias nos resultados da terapêutica, devido ao obstáculo da mobilidade (ou falta dela) ser assim contornado.

Em que fase de implementação é que está neste momento?

Estamos a trabalhar no desenvolvimento da fase alfa, que consistirá no lançamento exactamente no concelho ao qual pertence à aldeia da minha família – Elvas. Contamos em Fevereiro começar com este teste-piloto e encontramo-nos actualmente a construir uma parceria com a Câmara Municipal de Elvas para nos apoiar nesta fase, nomeadamente na divulgação junto da população.

Quais a s suas expetativas para esta Aplicação?

Depois de Elvas, o projecto será "aberto" para todos os concelhos a nível nacional e expandido a nível internacional, para países em que esta Aplicação seja uma solução viável.