Outras

Falecimento do Professor Eduardo de Sousa Ferreira

Eduardo de Sousa Ferreira, professor catedrático jubilado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, faleceu hoje, 1 de julho de 2019.

Sousa Ferreira fez o seu Doutoramento na Universidade de Heidelberg na Alemanha, tendo regressado a Portugal após o 25 de abril de 1974. Na altura foi recrutado como professor do então Instituto Superior de Economia, onde viria a fundar e exercer funções como Presidente do CEDEP, Centro de Estudos da Dependência, mais tarde renomeado como Unidade de Investigação em Economia Internacional. Sousa Ferreira exerceu também funções como Presidente do Conselho Diretivo do ISEG.

Ao longo da sua vida académica, o professor Sousa Ferreira manteve-se sempre muito activo, envolvido em atividades de investigação e de docência nas suas áreas de especialização, tendo publicado vários livros, de que se destaca:

– Portugal e o Neocolonialismo: Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1975.

– Estruturas de Dependência. Lisboa : Iniciativas Editoriais, 1975

– Origens e formas da emigração. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1976.

– O Fim de uma Era, o Colonialismo Português em África. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1977.

– Hermes Revelado, Lições de Comércio Internacional (em co-autoria com Helena Patacco e Amadeu Paiva). Lisboa: Mc Graw-Hill, 1997.

Na sequência do seu Doutoramento em Heidelberg, Sousa Ferreira manteve sempre uma forte ligação à cultura alemã. Dinamizou a cooperação com universidades alemãs e destacou-se por ter estado envolvido na tradução para português de importantes obras de economistas de língua alemã, sendo de relevar as seguintes duas traduções, ambas com publicação pela Fundação Calouste Gulbenkian, a primeira em 2006 e a segunda em 2012:

–  Sistema  nacional  da  economia  política, de Friedrich  List

– Teoria do desenvolvimento económico: um estudo sobre lucro empresarial, capital, crédito, juro e ciclo da conjuntura, de Joseph Schumpeter.

Depois de se ter aposentado como professor jubilado do ISEG, foi publicado o livro:

– Sob o signo de Hórus – Homenagem a Eduardo de Sousa Ferreira. Lisboa: Edições Colibri, 2007.

Esta obra, coordenada por Amadeu Paiva, integrou ensaios de autoria de professores do ISEG.

Amanhã, 2 de julho, o corpo de Sousa Ferreira estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, a partir das 18:00 horas. A missa de corpo presente realiza-se se no dia seguinte, 3 de julho, às 15:00 horas. Verificar-se-á depois a cerimónia de cremação, no cemitério do Alto de São João, às 17:30 horas.

A Presidência