Universidade de Lisboa

Projeto “Observar e Aprender” da Universidade de Lisboa

O projeto "Observar e Aprender" irá dar início à sua 12ª Edição. Com este projeto pretende-se continuar a promover as competências dos docentes na prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados. O modelo de observação proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes).

No próximo dia 8 de outubro, realiza-se o seminário do projeto, a partir das 15h30, no Auditório Lagoa Henriques na Faculdade de Belas Artes, em que haverá a participação especial de Pedro Reis do Instituto de Educação que irá falar sobre " Focos, metodologias e instrumentos para a observação e discussão de aulas". Serão também apresentados os resultados obtidos no 2º semestre de 2018/2019 e definidos os procedimentos a adoptar na 12ª edição do projeto. O projeto "Observar e Aprender" pode ser uma ferramenta interessante para a promoção das competências de prática letiva.

Consulte os principais resultados do projeto aqui.

Toda a informação sobre o projeto pode ser encontrada neste link.

As inscrições para a participação no projeto neste primeiro semestre podem ser efectuadas em http://tinyurl.com/y2x42gve.

A participação no seminário de dia 8 de outubro é aberta a todos os docentes da Universidade de Lisboa (mesmo aos que não estão a planear participar no projeto neste semestre).

Cartaz (pdf)