Research/Centros de Investigação

Sessão de apresentação do projecto AFRO-PORT na Culturgest

A Culturgest está a promover um ciclo sobre as memórias do período colonial, que acolhe pessoas e projectos das áreas de investigação científica e produção artística. Nesse enquadramento, apresenta dia 26 de setembro, às 18h30, o debate Memórias Africanas de Portugal, onde será apresentado o projecto AFRO-PORT – Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais, liderado pela investigadora Iolanda Évora (CESA/CSG/ISEG) e por Inocência Mata, do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ouvimos muitas vezes as memórias dos europeus sobre as suas experiências em África. E as memórias dos africanos durante a época colonial? Através de entrevistas em vídeo, acompanha-se as vivências e perceções das pessoas que viveram a metrópole colonial. Ouve-se as histórias de africanos, afrodescendentes e afro-diaspórios em Portugal, marcado intensamente pela negação da queda do império após o 25 de abril. Segue-se um debate com Julião Soares de Sousa (Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX, Universidade de Coimbra), Inocência Mata (Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa), Iolanda Évora (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, ISEG, Universidade de Lisboa) e Carla Fernandes (AfroLis).

Este encontro apresenta o resultado dos projetos de investigação AFRO-PORT  Afrodescendência em Portugal e  Discursos Memorialistas e a Construção da História com o objetivo de registar as memórias orais sobre a história do colonialismo e sublinhar a sua importância na história africana e portuguesa.