Search button
Research/Centros de Investigação

ISEG é lider do primeiro workpackage do Projeto SustInAfrica

O projeto SustInAfrica – Sustainable intensification of food production through resilient farming systems in West & North Africa, no qual o ISEG participa, foi aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa H2020-SFS-2018-2020 – Sustainable Food Security – com a classificação máxima de 15/15 e um financiamento de 7 milhões de euros.

Liderado pelo Natural Resources Institute Finland (LUKE), o projeto conta com mais 15 parceiros europeus e africanos, durará cinco anos e deverá ter início em setembro de 2020.

A participação do ISEG é liderada pela investigadora e professora auxiliar convidada Idalina Dias Sardinha (consórcio de investigação CSG; Departamento de Ciências Sociais). A equipa do ISEG é multidisciplinar e inclui os colegas Alexandre Abreu, Amélia Branco, Nuno Crespo, Pedro Verga Matos, Sofia Bento e Rita Queiroga, e terá um financiamento de 734 mil euros.

O principal objetivo deste projeto é conceber, implementar, testar e validar práticas agroecológicas usando novas tecnologias para aumentar a produtividade primária e a resiliência dos sistemas agrícolas no Norte e Oeste de África. Os trabalhos de campo decorrerão em comunidades pilotos, em cinco países africanos – Gana, Burkina Faso, Níger, Egipto, Tunísia. Os principais beneficiários são os agricultores e empresários locais que prestam serviços agrícolas ou fazem parte da cadeia de valor alimentar.

A equipa do ISEG é líder do primeiro workpackage que levará a cabo a análise de base dos sistemas agrícolas das regiões e dos pilotos previstos, e o desenho e seguimento da monitorização ao longo do projeto. Participará também no desenvolvimento dos métodos de envolvimento e formação das comunidades durante o projeto.

Mais informações:
Email: idalinasardinha@iseg.ulisboa.pt