Search button
COVID-19

Mensagem da Presidente do ISEG – INFORMAÇÃO acerca de Suspensão de Aulas e de Outras Atividades

Caros Estudantes, Professores e Colaboradores Não Docentes,

 

Felizmente, até à data, não existem casos confirmados de infeção por coronavirus na Universidade de Lisboa, o que é uma boa notícia.

 

Contudo, após ouvir muitas opiniões, o Reitor da Universidade de Lisboa decidiu tomar medidas de precaução suspendendo aulas presenciais e outras atividades que exijam a presença dos estudantes no campus. O objetivo é reduzir a exposição da nossa comunidade e contribuir para a contenção da disseminação do vírus na população em geral.

 

Por este motivo, as aulas presenciais estão suspensas a partir de Terça-feira 10 de março até 27 de março. A suspensão aplica-se a todas as aulas de licenciatura, mestrado e doutoramento do ISEG. Existem também muitos serviços que serão encerrados, como as bibliotecas, áreas de estudo, cantinas e espaços desportivos. Para mais detalhes, por favor leiam a mensagem do Reitor, que copio no final. Dadas as circunstâncias, pede-se aos estudantes que evitem vir ao ISEG e que fiquem seguros em casa.

 

Amanhã (terça-feira) enviaremos nova mensagem a todos os estudantes e professores  com mais informação acerca de métodos alternativos de ensino e aprendizagem para o furturo próximo. Por favor verifiquem o vosso email com regularidade. Estamos a fazer o melhor que podemos, dadas as circunstâncias, para tentar minimizar o stress e a disrupção nas vidas dos nossos estudantes.

 

Pedimos aos nossos colaboradores não docentes que venham trabalhar normalmente na terça-feira 10 de março para que possamos delinear um plano para o funcionamento dos nossos serviços durante o resto do mês.

 

Como sempre, apelo aos vossos melhores comportamento e atitude – o que significa manterem a calma, serem compreensivos, seguirem as regras das autoridades de saúde e tentarem manter-se saudáveis. Os estudantes do ISEG e toda a nossa comunidade são reconhecidos pelo seu comportamento exemplar. Estamos a ser testados em tempos difíceis – mas devemos permanecer fortes e confiantes e contribuirmos para o tempo melhor que terá de vir.

 

As minhas saudações calorosas,

Clara Raposo

Presidente

 


Mensagem do Reitor da Universidade de Lisboa

À comunidade da ULisboa,

Considerando a evolução da situação relativa ao COVID-19, foi decidido, com o acordo dos Presidentes e Diretores das Escolas da Universidade de Lisboa, reunidos no Conselho de Coordenação Universitária, um conjunto de medidas de contenção da propagação do vírus, a vigorar até ao próximo dia 27 de março.

Neste sentido, as Escolas suspenderão as atividades letivas presenciais, procedendo à sua substituição, sempre que possível, por outros meios de ensino, permitindo o acompanhamento das atividades escolares suspensas, através de instrumentos de ensino à distância.

Será ainda suspenso o funcionamento de bibliotecas, salas de estudo e dos refeitórios de alunos dos Serviços de Ação Social.

As atividades físicas e desportivas, realizadas nas instalações do Estádio Universitário e das Escolas, serão suspensas, nomeadamente as que decorram em recintos fechados, ou mantidas com restrições.

Os estudantes alojados nas Residências da ULisboa, que não necessitem de frequentar atividades presenciais nas respetivas Escolas, serão aconselhados a regressar às suas residências habituais, mantendo-se apenas o funcionamento indispensável para assegurar o apoio a casos excecionais.

As atividades de grupo desenvolvidas nos museus da Universidade de Lisboa, e nos seus jardins botânicos serão igualmente suspensas, mantendo-se a abertura ao público no caso de visitantes individuais.

Serão incentivadas as atividades por teletrabalho, sempre que possível, de modo a assegurar o funcionamento da Universidade.

Tendo em vista a proteção da comunidade da Universidade são canceladas as deslocações em serviço ou para estudos.

O auto-isolamento deve ser observado por todos aqueles que constituam casos suspeitos, neles se incluindo os que regressem de zonas de risco.

Temos consciência do impacto que as medidas agora tomadas têm para toda a comunidade da Universidade de Lisboa, mas, face à situação excepcional que vivemos, consideramos ser esta a melhor decisão.

 

Estas medidas serão ajustadas conforme a necessidade e a evolução da situação.

 

Universidade de Lisboa, 9 de março de 2020

 

O Reitor

António Serra