Search button
Atividades Académicas e Científicas

Informações sobre a Biblioteca do ISEG, bases de dados e software

 

1) Empréstimos de livros e pesquisas bibliográficas

Devido à crise sanitária e à consequente declaração do Estado de Emergência, a Biblioteca do ISEG procedeu a alterações no serviço de empréstimo.

Foi criado um serviço específico por correio eletrónico – biblioteca@iseg.ulisboa.pt

Este serviço destina-se a:
a) apoiar os utilizadores em pesquisas no catálogo da Biblioteca e responder a questões breves de carácter bibliográfico;

b) atender pedidos de empréstimos domiciliários – neste caso, no email que nos enviarem, devem indicar:

– Nome
– Número de Aluno
– Morada (em Portugal)
– NIF
– Email institucional
– Telefone/Telemóvel
– Título do livro, autor e ano de edição ou Cota do livro.

 
As obras serão enviadas por correio para a morada indicada.

Mais se informa que todos os empréstimos de livros da Biblioteca serão renovados automaticamente até que a situação se normalize, data em que será reavaliada esta política de empréstimos, tendo em conta a possível revisão das medidas de confinamento que se encontram em vigor.

Caso se mantenham as atuais medidas de confinamento, naturalmente esta política deverá ser prolongada.

A partir da dia 4 de maio, será possível também os utilizadores dirigirem-se pessoalmente à biblioteca do ISEG, para efetuarem pedidos de obras que necessitem ou devolver aquelas que tenham requisitado. Este acesso será feito com respeito pelas regras de segurança em vigor, para manter a segurança dos utilizadores e funcionários.

 

2) Acesso a e-books e outros conteúdos

Face à situação de pandemia, muitos editores têm disponibilizado em acesso aberto a boa parte ou à totalidade dos seus conteúdos.

Trata-se de uma oportunidade única de acesso a coleções, revistas académicas, bases de dados estatísticas com muita informação relevante.

Informação sobre estes conteúdos pode ser acedido nestelink.

Em acréscimo, o acesso a todos os conteúdos da B-On e demais bases de dados bibliográficas que normalmente são acedidas no campus do ISEG, pode ser feito definindo a sua proxy. Para a instalação e configuração deste recurso, deve consultar a página da Direção de Sistemas de Informação no website do ISEG.

  

3) Acesso a software estatístico e a bases de dados especializadas

O software e as bases de dados aqui referidas são tipicamente usadas por alunos de mestrado e de doutoramento, sobretudo no âmbito das suas teses.


Software EViews

 Foi disponibilizado pela IHS acesso gratuito a este software até julho de 2020. Para instalar o EViews no seu computador é preciso Request a Temporary EViews License neste link e introduzir os dados indicados em baixo:

 

Acesso a bases de dados especializadas

 
1. Bases de dados Orbis/Europa (antiga AMADEUS), BankFocus e Chelem

Essas bases podem ser consultadas usando a configuração de proxy! Para a instalação e configuração deste recurso, deve consultar a página do Departamento de Sistemas de Informação no site do ISEG (consulte este link).

 

2. A base de dados Bloomberg é de acesso exclusivo no ISEG, no piso 0 da biblioteca.

Os utilizadores devem enviar um mail para biblioteca@iseg.ulisboa.pt a marcar o dia e hora de consulta da base de dados. Nesse mail deve indicar os seguintes dados:

– Nome
– Número de aluno
– Email institucional
– Data preferencial de consulta da base de dados

3. Em relação à base de dados Datastream, o acesso é feito exclusivamente no piso 0 da biblioteca. Para tal, os utilizadores devem abrir um ticket no JIRA (Helpdesk do ISEG) para marcar o dia e hora de consulta da base de dados.

Nesse ticket no JIRA (Helpdesk dos ISEG) deve enviar os seguintes dados:
– Nome
– Número de aluno
– Email institucional
– Data preferencial de consulta da base de dados