Atividades Académicas e Científicas

Informação sobre Exames de Recurso relativos ao 1º Semestre de 2020-21

Caros Estudantes,

Como prometido, venho, hoje ainda, atualizar informação acerca dos exames relativos às unidades curriculares do 1º semestre de 2020-21.

Temos no calendário deste ano letivo prevista uma semana de exames de Época de Recurso, a semana que se inicia a 1 de fevereiro.

Com as novas regras de confinamento deixa de ser possível realizar esses exames em formato presencial. As recomendações do Ministro do Ensino Superior, reforçadas pelo Despacho do Reitor da Universidade de Lisboa, apenas permitem a adaptação do regime de exames presenciais para um formato de avaliação à distância caso a fiabilidade do processo seja garantida.

É nossa intenção manter a época de recurso que foi anunciada para o conjunto de unidades curriculares para as quais considerarmos – professores responsáveis, presidente do Conselho Pedagógico e Presidência do ISEG – que é fiável realizarmos exames em regime à distância, com câmara ligada e complementados com provas orais. Certamente para muitas UC isto será possível nesta época de recurso, mas para outras não. Tentaremos que esta época de recurso seja o mais abrangente possível, mas não podemos comprometer a fiabilidade do sistema. Para as UCs que não consigamos avaliar em fevereiro reservaremos um período específico para esse efeito (com uma semana de pausa para estudo e uma semana de exames), já após o início do 2º semestre.

Ora, como podem imaginar, este processo não é imediato.

Entre ontem e hoje, reuni-me com o Reitor e a equipa reitoral da Universidade de Lisboa, os Vice-Presidentes do ISEG, o Administrador do ISEG e os responsáveis de todos os nossos serviços, o Presidente do Conselho Científico, o Presidente do Conselho Pedagógico, os Presidentes dos Departamentos de Ciências Sociais, Economia, Gestão e Matemática, os coordenadores de todas as licenciaturas e mestrados. Reuniu-se também hoje de manhã o Conselho Pedgógico, que me convidou a participar, tal como ao Presidente da Associação de Estudantes. Considerei ser essencial ouvir todos, responsabilizar e envolver todos e, em especial, os representantes dos estudantes.

Aquilo que vos posso garantir hoje é o seguinte:

1.     Todos os alunos do programa ERASMUS que frequentaram o 1º semestre e têm UCs para concluir em Época de Recurso, poderão fazê-lo no calendário de exames previsto à partida para este semestre.

2.     Todos os alunos que foram impedidos de frequentar exames de Época Normal por motivos COVID19 (de acordo com a lista comprovada pelos Serviços Académicos) e têm UCs para concluir em Época de Recurso, poderão fazê-lo no calendário de exames previsto à partida para este semestre.

3.     Todos os alunos finalistas da licenciatura no atual semestre que têm UCs para concluir em Época de Recurso, poderão fazê-lo no calendário de exames previsto à partida para este semestre.

4.     Todos os alunos de programas de doutoramento serão avaliados de forma remota, no calendário de exames previsto à partida para o atual semestre.

No que diz respeito à realização de exames de Época de Recurso para a generalidade dos estudantes, estamos – como disse acima – a analisar as condições de cada unidade curricular.

Os restantes esclarecimentos serão enviados na terça-feira ao final da tarde. Ou seja, por ora, mantemos a esperança de conseguirmos “salvar” um número razoável de exames de Época de Recurso ainda no início de fevereiro. Para aqueles em que for questionável a fiabilidade de uma solução remota, teremos uma época de recurso mais tardia, cujas data serão comunicadas também na terça-feira. Daremos então informação também quanto à Época Especial que estava prevista para março.

Agradeço a compreensão de todos para a necessidade de sermos sérios quanto a todo este processo. E quanto à necessidade de precisarmos de uns dias para vos ouvirmos e a todos os outros intervenientes.

Agradeço que se mantenham calmos, saudáveis, estudiosos e motivados. Estes últimos 11 meses têm sido um teste enorme à vossa capacidade de adaptação e à vossa resistência. Mantermos uma atitude positiva e estarmos ocupados com algo válido são a melhor forma de encararmos a vida. Melhores dias acabarão por chegar.

Tenham a noção de que seria muito mais fácil para mim e para os professores simplesmente adiarmos os exames todos. Mas sentimos a responsabilidade de tentar dar resposta – dentro dos limites do rigor académico e tendo em conta o atual contexto de enorme imprevisibilidade – ao desejo de muitos estudantes de verem a sua avaliação realizada assim que possível.

Desejo-vos um bom fim de semana, com a “coolness” habitual dos estudantes do ISEG. Temos de ser pacientes e, essencialmente, bons cidadãos.

Clara Raposo
ISEG