Acordos/Parcerias

ISEG e BNP Paribas Portugal unem esforços na formação da geração de futuro em mercados financeiros

• As duas entidades iniciarão já no próximo ano letivo uma nova especialização em capital markets e securities operations.
  • Esta especialização inclui a lecionação de unidades curriculares por professores do ISEG, da Université Lumière Lyon 2 e por profissionais selecionados pelo BNP Paribas Portugal.
  • Os alunos que integrem esta especialização poderão integrar num processo de recrutamento fast-traking no BNP Paribas.

O ISEG e o BNP Paribas Portugal anunciam a criação de uma nova especialização em capital markets e securities operations, que conhecerá os seus primeiros estudantes já em setembro de 2021. Esta especialização terá componentes tanto teóricas como práticas, com o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimentos aprofundados sobre mercados de capitais e operações de mercado mobiliário, preparando-os para enfrentarem desafios profissionais futuros.

Os alunos participantes nesta especialização frequentam as licenciaturas de Finance, Management ou de Gestão do ISEG.

A especialização agora anunciada será coordenada pelas Professoras Ana Venâncio e  Helena Jerónimo do ISEG e pelo Professor Frederic Jouneau da Université Lumière Lyon 2. “Esta é uma área crítica para todos os estudantes de Finanças e Gestão, uma vez que requer um conhecimento muito técnico com um nível de expertise que não é fácil de encontrar no mercado.”, afirma a Coordenadora do Bachelor in Finance do ISEG, Professora Ana Venâncio. “ Apesar dos planos de estudos das nossas licenciaturas já oferecerem uma preparação base para estas áreas, esta especialização é a peça que faltava no nosso xadrez. Esta novidade na nossa oferta curricular visa dar um complemento prático à formação académica permitindo ao mesmo tempo uma integração imediata dos nossos alunos no mercado de trabalho.”, conclui.

“O BNP Paribas foi um dos primeiros Bancos estrangeiros a alargar a sua operação ao mercado português, há cerca de 35 anos atrás, tendo consolidado de forma clara, aos dias de hoje, a sua posição e a sua aposta em Portugal, fazendo do investimento na formação um ponto estratégico da sua oferta de valor.”, afirma Vera Leitão, Head of Communications do BNP Paribas em Portugal. “Com a frequência desta especialização, os alunos terão uma enorme vantagem competitiva a partir do momento em que concluem a sua licenciatura. O contacto com a realidade prática dar-lhes-á a possibilidade de adquirir competências essenciais para uma carreira em mercados financeiros, complementando o conhecimento teórico com a perspetiva de profissionais experientes nessa área. Isso será reconhecido através da simplificação do processo de recrutamento que decidam iniciar connosco”, conclui.

Recrutamento simplificado
A parceria entre o ISEG e o BNP Paribas garante um acesso privilegiado às vagas de emprego do Banco em Portugal. Ao completar a especialização, os alunos que se candidatem são automaticamente admitidos num processo de recrutamento simplificado, que lhes dará acesso a uma primeira ronda de entrevistas sem necessidade de realizar os habituais testes de pré-seleção aplicados a todos os candidatos.

Sobre o BNP Paribas
O BNP Paribas é um banco líder na Europa, com alcance global. Está presente em 71 países, com aproximadamente 199.000 funcionários, dos quais mais de 151.000 se encontram na Europa. O Grupo detém posições-chave nas suas três atividades principais: Domestic Markets e International Financial Services (cujas redes de retalho e serviços financeiros são cobertos pelo Retail Banking & Services); e Corporate & Institutional Banking, que atende a dois tipos de clientes: clientes corporativos e investidores institucionais. O Grupo apoia todos os seus clientes na realização dos seus projetos pessoais e institucionais, através da oferta de soluções de financiamento, investimento, poupança e seguros.

Em Portugal desde 1985, o BNP Paribas conta hoje com mais de 6.000 colaboradores, distribuídos pelas várias entidades do Grupo estabelecidas no nosso país. A sua presença estende-se também a um conjunto de centros de centros de competência que prestam serviços de valor acrescentado para vários outros países onde o Grupo BNP Paribas também está presente.