Evocação do Professor João da Silva Ferreira

É com imenso pesar que escrevo estas palavras de evocação e homenagem ao Professor João da Silva Ferreira. Nascido em Novembro de 1936, o Professor João da Silva Ferreira começou os seus estudos pela Escola Comercial de Chaves passando depois para o Instituto Comercial do Porto onde completou o ensino secundário em 1954. Frequentou depois a FEP – Faculdade de Economia da Universidade do Porto até 1957, transferindo-se neste ano para Lisboa, mais concretamente para o ISCEF (atual ISEG), onde se licenciou em Finanças, no ano de 1960, com a média de 16 valores. Em 1967 foi admitido no “Centre Interarmées de Recherche Opérationnelle”, onde estudou até 1969. Rumou posteriormente aos Estados Unidos para se doutorar, em 1981, na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, na área das Finanças Empresariais e dos Mercados de Capitais.

Desenvolveu a sua carreia académica primeiro no ISEG, onde se iniciou em 1964 como 2º assistente, na cadeira de Geografia Económica. Após o seu regresso de França lecionou e regeu a cadeira de Investigação Operacional até 1975.

Em 1980, foi contratado pela Universidade de Houston no Texas para lecionar no Departamento de Finanças do College of Business.

No seu novo regresso a Portugal, em 1982, foi contratado como Professor Associado Convidado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (hoje Nova SBE) passando, em 1986, a Professor Associado da mesma escola, onde ficou até 1993, lecionando e sendo até membro da sua Direção. Durante esse período colaborou ainda com a Universidade Católica Portuguesa.

Em 1993 foi contratado pelo ISEG como Professor Catedrático de Finanças, escola em que lecionou até se aposentar. Aqui, além de docente, coordenou o Mestrado em Gestão, a Pós Graduação em Análise Financeira, e foi Presidente do Departamento de Gestão.

Pelo que se deixou acima, é pois natural, que tenha dedicado uma grande parte da sua vida académica ao ensino dos mercados e investimentos financeiros e das finanças empresariais. Pois, se no início da sua carreira, lecionou Investigação Operacional, mais tarde e de forma mais prolongada, ensinou cadeiras relacionadas com os mercados financeiros, nomeadamente Mercados e Investimentos Financeiros e Ativos Financeiros Derivados.

Sendo um amante, conhecedor e promotor do mercado de capitais, sempre defendeu o seu desenvolvimento dentro do absoluto respeito pela lei e pela ética.

É, aliás, dentro deste espírito de dinamizador do conhecimento financeiro, que abraçou a tradução para português de um dos mais marcantes livros de finanças empresariais na sua primeira versão em português: o livro de Brealey e Myers “Princípios de Finanças Empresariais”.

Naturalmente, o seu conhecimento do mercado de capitais levou-o a ser convidado para a Comissão de Acompanhamento das Privatizações e ainda a pertencer ao steering committee do Índice PSI20 onde permaneceu desde a sua criação, até 2019.

No ISEG, foi presidente do Departamento de Gestão tendo sido determinante na forma como geriu o Departamento e conseguiu inverter definitivamente o rumo da sua evolução, e dessa maneira, o do ISEG. Sob a sua direção, a política de recrutamento de docentes foi profundamente revista tendo fortemente incentivado um largo lote de docentes para desenvolverem os seus estudos de doutoramento em universidades britânicas e americanas. Dessa geração de jovens docentes colhemos hoje o resultado numa Escola mais aberta, tecnicamente mais preparada e internacionalmente integrada.

Mas acima de tudo, o Professor João da Silva Ferreira era um bom amigo que ajudou todos os jovens que queriam estudar, aprender e progredir na academia. Um académico bom e um bom académico.

Até sempre.

João Duque