Search button
Atividades Académicas e Científicas

ISEG lança novo “Sustainable Finance Knowledge Centre”

No âmbito da Estratégia de Sustentabilidade para 2030, o ISEG lança o Sustainable Finance Knowledge Centre com a assinatura de um memorando de entendimento entre a instituição e a Embaixada Britânica, reforçando a importância do tema do financiamento sustentável e ESG para a economia portuguesa.

Nos dias de hoje, financiar uma economia mais verde, circular, resiliente e inclusiva é fundamental para melhorarmos a competitividade e sermos capazes de gerar verdadeiro valor acrescentado. Com o lançamento marcado para hoje, dia 22 de setembro, o ISEG Sustainable Knowledge Finance Centre vem promover precisamente um pensamento aplicado que faça tudo isto acontecer.

No evento, que acontece presencialmente às 17:00 no Auditório CGD do ISEG, será apresentada a estratégia de sustentabilidade 2030, e contará ainda com a presença do Embaixador Chris Sainty, que irá assinar um memorando de entendimento entre a Embaixada Britânica e o ISEG. O encontro, que terá transmissão online, vai contar também com a participação de professores, investigadores e alunos do ISEG, além de responsáveis da AON Portugal e da Euronext.

Segundo Clara Raposo, Dean do ISEG: “Até 2030, o ISEG estará totalmente alinhado com o ensino da economia verde, regenerativa e inclusiva, onde os temas da descarbonização, preservação da biodiversidade, igualdade e diversidade estarão integrados nas atividades da escola. Queremos ter um impacto positivo na sociedade ao educar e promover uma cultura de cooperação e solidariedade que contribui para a implementação de práticas de gestão sustentáveis e humanistas, potenciando o desenvolvimento sustentável na Europa e também nas economias em desenvolvimento”.

“Explorar o imenso potencial das Finanças Sustentáveis ​​para proporcionar uma transição rumo às sociedades neutras em carbono, ao mesmo tempo apoiando a prosperidade a longo prazo, será essencial para todos os países com ambições climáticas duradouras”, afirma o Embaixador Britânico Chris Sainty. “O lançamento do ISEG Sustainable Finance Knowledge Centreé um excelente exemplo de uma grande iniciativa para enfrentar os desafios que as mudanças climáticas representam e apoiar as metas de longo-prazo da COP26.”

De acordo com Sofia Santos, professora associada e coordenadora do Sustainable Finance Knowledge Centre, “o lançamento do Sustainable Finance Knowledge Center demonstra o reconhecimento do ISEG sobre importância das práticas de financiamento para se alcançar uma economia sustentável, capaz de produzir bens e serviços com menor impacto ambiental e, em simultâneo, capaz de gerar emprego, bem-estar na sociedade e felicidade”.A mesma docente afirma ainda que: “Os temas ESG (ambientais, sociais e de governação) estão hoje na ordem do dia. É necessário construir pensamento e ferramentas capazes de ajudar as PME, grandes empresas, e mesmo o setor financeiro, a implementar uma boa análise de risco ESG e a identificar as oportunidades que daqui decorrem.”

Além do lançamento do ISEG Sustainable Knowledge Finance Centre e da sua Estratégia de Sustentabilidade 2030, o evento de hoje conta ainda com a apresentação do estudo “Sustainable Finance market in the UK and Portugal, a contemporary snapshot” e de uma mesa-redonda com a participação de Clara Raposo, Dean do ISEG; Lucas Chaud, aluno do Mestrado em Management do ISEG; Pedro Penalva, CEO da AON Portugal, Espanha, Israel e África; Susana Fonseca, investigadora em Environmental Sociology; os professores do ISEG Vitor Barros e João Carvalho das Neves; e Sandra Machado, diretora de comunicação da Euronext.

Consulte o programa completo aqui e assista a transmissão online no YouTube do ISEG.