ISEG impulsiona carreiras executivas dos atletas olímpicos

– A assinatura de protocolo entre o ISEG e a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal pretende reforçar a cooperação institucional e criar sinergias;

– O acordo procura dotar os atletas olímpicos de ferramentas para melhor enfrentarem o pós-carreira desportiva no mercado executivo;

– O evento contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e de vários atletas olímpicos, entre os quais os medalhados Rosa Mota, Carlos Lopes, Armando Marques, Nuno Delgado, Vanessa Fernandes, Nuno Barreto e Francis Obikwelu.

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management vai impulsionar as carreiras executivas dos atletas olímpicos, ao estabalecer um acordo com a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) que pretende fomentar a cooperação institucional e criar sinergias entre as instituições. A assinatura de protocolo acontecerá no dia 26 de outubro, às 11 horas, no Auditório CGD do ISEG.

O protocolo procura atender à preocupação atual do setor de dotar atletas olímpicos de ferramentas para melhor enfrentarem o pós-carreira desportiva no mercado executivo. Além dos presidentes das entidades signatárias e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o evento contará com a presença de vários atletas olímpicos, entre os quais os medalhados Rosa Mota, Carlos Lopes, Vanessa Fernandes e Nuno Delgado.

Segundo Clara Raposo, presidente do ISEG, “este é mais um exemplo da nossa dedicação e compromisso em garantir formação ao longo da vida para os mais diversos setores e profissionais. Nesse sentido, a assinatura deste protocolo vem facultar aos atletas olímpicos de ferramentas para a nova etapa das suas carreiras”.

Os atletas olímpicos portugueses, símbolos maiores do país e orgulho de todos nós, enfrentam no final das suas carreiras desportivas um outro grande desafio, associado à sua inserção e sucesso em alguma forma de atividade empreendedora ou executiva. O ISEG, em linha com a sua missão de serviço à comunidade, concretiza um acordo com a Associação dos Atletas Olímpicos, através do qual se criam condições privilegiadas de acesso destes atletas  a uma formação avançada e estruturante em Gestão, através dos seus programas de pós-graduação e formação executiva”, acrescenta Luís Cardoso, presidente do ISEG Executive Education.

A colaboração conjunta irá focar em quatro pilares fundamentais:
– o desenvolvimento de projetos de investigação em áreas temáticas de interesse comum;
– a organização de ações de formação, seminários, eventos ou workshops conjuntos;
– a indicação de personalidades, de ambas as partes, tendo em vista a participação em iniciativas conjuntas;
– condições especiais para formação nos Programas do ISEG Executive Education para os associados da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal.

A AAOP tem um propósito bem definido assente em três pilares estratégicos: para os atletas, pelos atletas e para a sociedade. Ao associarmo-nos a uma instituição centenária, como o ISEG, considerada uma das melhores escolas de economia e gestão do mundo, com elevada reputação internacional, estamos a dar um passo afirmativo, no processo de vida desportiva dos atletas olímpicos, dando-lhes as ferramentas necessárias para encararem a vida profissional com maior confiança, e tendo a noção que em conjunto, AAOP e ISEG, estamos a criar uma referência inovadora no ensino, para atletas que deram e dão tanto à nação e à sociedade”, afirma Luís Alves Monteiro, presidente da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal.