Search button

Reportagem | Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, no ISEG em aula sobre Inovação na Marinha

No dia 21 de novembro, o ISEG recebeu o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, que veio proferir uma palestra sobre “Inovação azul: Estratégias da marinha portuguesa”.

Numa era de hiper-competição tecnológica e de reajustamento geoeconómico, surge a necessidade de novos veículos institucionais em prol do desenvolvimento científico e tecnológico.

Gouveia e Melo sublinhou a importância da inovação e urgência da adaptação dos processos face à rápida evolução tecnológica, ilustrando com o processo de compra de um navio que se verifica demasiado longo: “Hoje, quando adquirimos um navio, estivemos a planear um navio 3 ou 4 anos, […], e mais 3 ou 4 anos para o fabricar. 15 anos depois recebemos um navio com tecnologia que discutimos há 15 anos atrás. Portanto, começamos a operar um navio novo já obsoleto”. Assim, torna-se necessário incorporar “ideias novas, tecnologias novas e processos novos” na organização, defende o Almirante.

A palestra, organizada no formato de “aula aberta” no âmbito da unidade curricular “Ciência e Economia” do Mestrado em Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (EGCTI), trouxe ao ISEG especialistas da área da política de defesa, estratégia de investigação industrial e da promoção do investimento e comércio internacional.  Além do Almirante Henrique Gouveia e Melo, participaram na sessão o Comandante Gonçalves Simões (Chefe da Divisão de Redes e Sistemas de Informação do Estado-Maior da Armada), e o Mestre Miguel Pinto (Diretor da idD Portugal Defence e antigo aluno do nosso mestrado). A aula contou ainda com a participação do professor José Veríssimo, vice-presidente do ISEG, professor Manuel Mira Godinho, coordenador do Mestrado em EGCTI, e do professor Sandro Mendonça, responsável da unidade curricular “Ciência e Economia” e que moderou a sessão.

Reportagem fotográfica aqui.