Search button
Cursos e Workshops

2013 EUROMOD Research workshop

02 Out 10:00
ISEG

Realiza-se nos próximos dias 2 e 3 de Outubro no ISEG o " 2013 EUROMOD Research workshop". Este workshop envolve membros do Projecto Euromod pertencentes a todos os países da União Europeia bem assim como investigadores da área de Microssimulação de outros países.

 
Os  temas abordados em mais de 20 comunicações incluem: " Microssimulação enquanto instrumento de política económica", " Reformas políticas e problemas de informação estatística", " utilização do Euromod e avaliação de políticas", " Oferta de Trabalho e incentivos ao trabalho", " Desigualdade e Redistribuição".

O Euromod é um modelo de Microssimulação das prestações sociais e dos impostos directos desenvolvido para o conjunto dos países da União Europeia. Este modelo permite aos investigadores analisar, num quadro conceptual comparável, os impactos das transferências sociais e dos impostos sobre os rendimentos familiares e os incentivos à participação no mercado de trabalho da população de cada um dos países e da União Europeia no seu conjunto. O modelo Euromod permite não somente calcular os efeitos das actuais políticas sociais e fiscais mas igualmente estimar os impactos de reformas nessas políticas sobre a distribuição do rendimento, os níveis de desigualdade e de pobreza, os incentivos ao trabalho e os respectivos impactos orçamentais.

 

Programa

Para ver o Programa completo clique aqui.

 

Mais informações

Carlos Farinha Rodrigues ( carlosfr@iseg.utl.pt)