APRESENTAÇÃO | Qual é o nível de rendimento que permite um nível de vida digno em Portugal?

15 Mai das 15:00 às 15:01
Auditório CGD | ISEG

É a esta questão que pretende dar resposta o projecto de investigação PTDC/CS-SOC/123093/2010, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, agora iniciado e coordenado pelo Prof. José António Pereirinha, Professor Catedrático do ISEG, enquanto investigador do GHES.

Este projecto envolve também investigadores do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, bem como técnicos da Rede Europeia Anti Pobreza.

Durante dois anos, uma equipa de investigação composta por seis investigadores destas universidades e alguns bolseiros utilizará uma metodologia, nunca antes usada em Portugal, para responder a esta questão, de grande importância para os estudos da pobreza e para a fundamentação das políticas de rendimentos mínimos (pensão social, rendimento social de inserção, pensão mínima, salário mínimo, etc).

Este estudo combina o método consensual dos padrões orçamentais com a abordagem normativa de peritos para a estimação de um rendimento mínimo padrão.

Esta metodologia foi desenvolvida no Reino Unido pelo Prof. Jonathan Bradshaw da Universidade de York e por investigadores do Centre for Research in Social Policy da Universidade de Loughborough, consultores do projecto. Conta ainda com a participação de individualidades de grande prestígio nacional como consultores do projecto.

Este estudo terá a sua apresentação pública no dia 15 de Maio às 15H00, no Auditório CGD do ISEG. Para mais informações sobre o evento, siga
este link.

Para confirmar a sua presença, por favor preencha o formulário disponível através
link.