Eventos Culturais

06 Maio '15 |   Auditório CGD – ISEG
19horas l duração 60 minutos
CO-PRODUÇÃO concertos.antena2@rtp.pt | Tel. 21 382 00 15

José Valente nasceu em Lisboa, em 1989. Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos, sob a orientação do Prof. Paulo Jorge Ferreira, no Conservatório Municipal D. Dinis, em Odivelas.

Aos 18 anos, foi admitido na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), onde concluiu o Mestrado em Música, na Área de Especialização em Acordeão, em março de 2013, sob a orientação dos professores Paulo Jorge Ferreira e Maria Luísa Correia Castilho. No ano letivo 2010/2011, esta Escola atribuiu-lhe uma Bolsa de Estudo por Mérito, por ter obtido a melhor classificação na área da Música.

Obteve vários prémios a nível nacional: 1º prémio, no Concurso de Acordeão de Castelo Branco – Folefest (2008, categoria júnior); 1º prémio igualmente no concurso Folefest (2009, categoria sénior e música de câmara e 2012, categoria música de câmara); 1º prémio no 6º Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da Rainha (2009) e o 1º prémio no Prémio Jovens Músicos 2014 (categoria acordeão de concerto, nível superior), tendo obtido ainda neste último concurso o Prémio União Europeia das Competições Musicais para Jovens (EMCY) e uma Bolsa Gulbenkian da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi o primeiro acordeonista solista a receber o prémio EMCY. Obteve também o 3º prémio na categoria de música de câmara no concurso internacional de acordeão Coupe Mondiale, na Escócia (2008). Já tocou com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Metropolitana e ainda a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, sob a direção dos grandes maestros Cesário Costa, Pedro Carneiro e Olari Elts.

Frequentou master classes dirigidas por conceituados acordeonistas, nomeadamente Frédéric Deschamps, Friedrich Lips, Geir Draugsvoll, Mika Väyrynen, Paulo Jorge Ferreira, Vojin Vasovic e Yuri Shishkin.

Tem realizado concertos em todo o país, designadamente na Casa da Música, no Centro Cultural de Belém, na Gulbenkian, no Mosteiro dos Jerónimos, no Palácio Foz, no Palácio da Independência, no Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa, entre muitos outros locais.

Astor Piazzolla
Adios Nonino
S.V.P
Revirado