Eventos Culturais

CO-PRODUÇÃO concertos.antena2@rtp.pt | Tel. 21 382 00 15

Vladimir Tolpygo |
Violino

Natural de Moscovo, Rússia, o violinista português Vladimir Tolpygo iniciou os seus estudos de Violino com quatro anos de idade, com o professor Serguei Fatkulin.

Aos cinco anos emigrou para Portugal, ingressando, em 2001, na classe do professor Serguei Arutyunyan na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE). Estudou entre 2007 e 2012 na Escola Superior de Música e Arte de Representação de Mannheim, na Alemanha, na classe do professor Roman Nodel, tanto ingressando nesta como terminando o curso com a classificação máxima entrando, posteriormente, na Escola Superior de Música de Karlsruhe, iniciando nesta a sua pós-graduação (curso "Konzertexam"), na classe do professor Laurent Albrecht Breuninger. Já no decorrer dos seus estudos recebeu extensa experiência orquestral, tanto a tutti como em posição de concertino. Para além das orquestras juvenis (Artave, Aproarte, O.J. Santa Maria da Feira, Orquestra da E. S. de M. de Mannheim), teve a oportunidade de trabalhar em orquestras profissionais de renome, entre as quais se destaca a "Radio-Sinfonieorchester Stuttgart des SWR".

Desde Maio de 2013, ocupa uma posição permanente na Orquestra da Rádio de Munique ("Münchner Rundfunkorchester", tutti nos 1os violinos).

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 2009 a 2012, participando em master classes com professores de renome e sendo premiado em vários concursos nacionais e internacionais (1o prémio no concurso "Prémio Jovens Músicos", 2004 e 2008 – Lisboa, 1º prémio ex-aequo no concurso internacional "Júlio Cardona", 2005 – Covilhã, 3o prémio ex-aequo no "Concorso Violinistico Internazionale Andrea Postacchini", 2009 – Fermo, Itália, "16° Concurso de Interpretação do Estoril", 2014 – Lisboa, entre outros), apresentando-se também a solo com várias orquestras, entre as quais a orquestra Gulbenkian, a orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e a Orquestra do Algarve. Toca com um violino feito por Romeo Antoniazzi, em 1913, em Milão.

Alexei Eremine |
Piano

Nasceu em Moscovo em 1964. Iniciou os seus estudos de piano aos 6 anos na Escola de Música Gnessin vindo a terminar "cum lauda" o Curso Superior no Instituto pedagógico de Gnessin, nas classes de Alexander Satz (piano) e de Valeri Samoliotov e Irina Anastasieva (Música de Câmara). Enquanto estudou neste Instituto formou o Trio Gnessin participando com este grupo em diversas Tournées pelas cidades de ex- União Soviética.

Mostrou desde sempre grande interesse pela Música Contemporânea, tendo vindo a participar em inúmeros festivais. 'Alternativa" em Moscovo.

Em 1982 organizou um concerto de estudantes no Instituto Gnessín, dedicado à música de Alfred Schnittke.

Em 1990 participou junto com M. Arguerich, A. Rabinovitch e A. Batagov em gravação do CD de Música de A. Rabinovitch. Este disco foi galardoado com um dos mais prestigiados prémios "Diapason d'Or", França.

Pertence desde 1989 ao Quarteto com Piano de Moscovo, primeira formação do género na Rússia, sendo um dos seus membros fundadores. Com esta formação tem efectuado inúmeros concertos em Moscovo, S. Petersburgo e outras cidades da Rússia. O Quarteto fez repetidas toumées à Letónia, Portugal, Espanha França., Itália, Alemanha, Grécía, Japão e Benelux. Participou, ainda, com esta formação, em Festivais Internacionais de Música, altamente credenciados, como "Festival do Estoril (1990/91 e /93), Jornadas da Oficina Musical, 1990, Festival de S, Roque, 1993/94, Festival de Sintra, 1996, Festival do Algarve, 1995, em Portugal, Festival de Assisi, 1990, Itália Festival de Palma de Maiorca – Clássicos do Século XX, 1993, Espanha, Noites de Dezembro, 1991/92, Moscovo, Festival de Macau, 1996, e Festival em Kreuth 1996, Alemanha. Desde 1993 o Quarteto vive em Cascais com o estatuto de "Quarteto Residente".

Além dos concertos com o Quarteto, Alexei Eremine apresenta-se com outros músicos, como N.Gutman, Borodin Quartet, A. Dumay, W. Bennett, K. Leister, A. Rosado, entre outros. Em 1998,

Organizou, no teatro Rivoli, no Porto, o concerto para sete pianos, com a presença de Pedro Burmester, António Rosado, Luis Miguel Borges Coelho, Fausto Neves, Jaime Mota e Luis Filipe Sá. Além da estreia mundial da obra, do compositor russo Vladimir Martinov, " Doze Vitórias do Rei Artur", foram interpretadas obras de Steve Reich e Morton Feldman. O concerto foi gravado pela etiqueta BMG.

Combina as suas atividades artísticas com as pedagógicas, tendo sido convidado, Jogo que acabou o seu curso, para lecionar Piano e Música de Câmara no Instituto Gnessin, sendo o professor mais jovem do ensino superior musical em Moscovo. Entre 1993/96 foi professor de piano na Escola Profissional de Arcos do Estoril. Desde 2000 leciona Piano e Musica de Câmara na Academia Nacional Superior de Orquestra.

Sonata Nº 1, Op. 12-1, em ré maior
Allegro con brio
Tema con variazioni: Andante con moto
Rondo: Allegro