Search button

Conferência | Portugal Desigual: Desigualdade de Rendimento e Pobreza

23 Set das 09:45 às 13:00
Auditorium CGD, Quelhas

No dia 23 de setembro, realiza-se no ISEG a conferência " 
Portugal Desigual: Desigualdade de Rendimento e Pobreza", entre as 9h45 e as 13h00, no Auditório CGD (Ed. Quelhas, 2º piso).

A sessão tem por base um estudo realizado pelo Professor Carlos Farinha (ISEG) para a Fundação Francisco Manuel dos Santos, intitulado "Desigualdade do Rendimento e Pobreza em Portugal: Consequências Sociais do Programa de Ajustamento".

Esta conferência apresenta uma avaliação rigorosa das consequências sociais de uma das mais profundas crises que Portugal atravessou nas últimas décadas. Também fará uma análise, das medidas adoptadas pelas autoridades públicas.  

Será ainda abordada a evolução dos rendimentos familiares e dos principais indicadores de desigualdade e pobreza ao longo do período 2009 a 2014 em Portugal. E, serão identificados os sectores da população mais penalizados pela crise e pelas políticas levadas à prática nesse período.

Há mitos sobre quem sofreu mais durante este período que são confrontados com a realidade dos números. Por último, as principais tendências internacionais na evolução da desigualdade e da pobreza serão igualmente apresentadas e discutidas.

A conferência contará com a participação de Michael Förster (Director do Departamento de Políticas Sociais da OCDE), Carlos Farinha Rodrigues (Professor no ISEG e autor do estudo ""Desigualdade do Rendimento e Pobreza em Portugal: As Consequências Sociais do Programa de Ajustamento") e moderação a cargo de Raquel Albuquerque (Jornalista jornal Expresso).  



Entrada livre, sujeita a pré-inscrição. Para mais informações e inscrições aceda a este 
link.