Search button

Curso de Leitura | O Capital, 150 Anos Depois

20 Out / 21 Out das 10:00 às 00:00
Biblioteca de S. Lázaro

Nos dias 20 e 21 de outubro, realiza-se o curso de leitura "O Capital, 150 anos depois", organizado pela CULTRA – Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo,  com a participação do professor Carlos Bastien (ISEG) e professor Francisco Louçã (ISEG).

O curso realiza-se na Biblioteca de S. Lázaro (Lisboa) e centra-se na obra "O Capital", de Karl Marx.

Embora o seu primeiro volume tenha sido publicado em 1867, "O Capital" já estava a ser preparado por Marx há pelo menos duas décadas.

Para decifrar os mistérios da organização económica, Marx propôs uma investigação às raízes do problema – era essa a chave do radicalismo, como defendia numa carta a Kugelmann em julho do mesmo ano. A obra partia, por isso, da análise da mercadoria e da sua troca, passando pelo estudo do valor, do trabalho e da exploração, das relações entre classes, da acumulação de capital e das crises do sistema.

Porque passam agora 150 anos desde a sua publicação, a Cultra organiza um curso de leitura da obra que expõe as contradições ocultas do capitalismo. Neste curso, discute-se ainda outras obras fundamentais de Marx e Engels, percorrendo a história dos conceitos e do método condensados nos três livros d'O Capital.

Mais informações e inscrições neste link .

Cartaz (pdf)