Search button

Encontro | Como medir a pobreza? A criação de índices compósitos

01 Fev 15:00
Anfiteatro 1 (Ed. Quelhas)

O Observatório de luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa (OLCPL) convida-o(a) a estar presente no encontro 
"Como medir a pobreza? A criação de índices compósitos", que se vai realizar no próximo dia 1 de Fevereiro pelas 15h00, no Anfiteatro 1 (Ed. Quelhas, 4º piso).

Este encontro, inserido na celebração dos 10 anos de existência do Observatório, pretende discutir as decisões metodológicas na construção de índices compósitos relacionados com a medição do desenvolvimento social, debatendo especificamente o 
Índice de Precariedade Social, um teste piloto de âmbito local desenvolvido pelo OLCPL, com a consultoria do Professor Carlos Farinha Rodrigues (ISEG).

Com esta iniciativa, pretende-se apresentar a um conjunto de investigadores e especialistas, o propósito do surgimento do Índice de Precariedade Social, as opções metodológicas adoptadas na sua construção e os constrangimentos encontrados, bem como, gerar uma discussão que permita identificar que caminho seguir, com o intuito de garantir uma maior robustez e reconhecimento deste tipo de ferramentas como instrumentos estratégicos no conhecimento e nas tomadas de decisão no âmbito social.

Estarão presentes representantes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa.

Entrada livre. 

Página do 
Observatório de luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa: 
http://observatorio-lisboa.eapn.pt/