Cursos e Workshops

Sala 202 F2

FORMAÇÃO/TRAINING HANDS ON

WIKIPÉDIA/WIKIMÉDIA

No âmbito do Projecto Europeu Horizon2020 PLOTINA – Promoting Gender Balance and Inclusion in Research, Innovation and Training (Portugal), terá lugar no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (como chegar?), da Universidade de Lisboa, no dia 24 de janeiro de 2020, das 11h às 15h, uma sessão de formação hands on da WikipédiaWikimédia.

A sessão tem uma natureza essencialmente prática para conhecimento das bases de como começar a editar na Wikipédia. Não são necessários requisitos prévios de edição. Após a introdução aos conhecimentos e ferramentas básicas, será possível – ainda durante a formação – experimentar editar pequenos artigos, fazer uploading de imagens, etc. Na componente prática da formação, será dado enfoque a novos artigos no âmbito do movimento internacional Women in Red, que visa aumentar a participação e a visibilidade das mulheres na Wikimédia/Wikipédia.

A wikipédia/wikimédia tem 1,000 milhões de acessos por mês e cerca de 6 milhões de artigos em inglês  e 1 milhão em língua portuguesa. Quer ampliar este movimento?

Como participar?

A participação é gratuita, condicionada às 15 primeiras inscrições.
Para se inscrever, envie  o seu nome mais afiliação, e motivação da sua participação, para o endereço cursoscesa@iseg.ulisboa.pt, indicando em assunto: Wiki_”NOME” .

Dúvidas: elmano@iseg.ulisboa.pt

A inscrição inclui almoço no Restaurante do ISEG.

Formador@s:

Ana Cravo
Engenheira do Ambiente (IST), Pós-graduada em Ciências da Comunicação (FCSH-UNL) e Membro da Direção da Wikimédia Portugal, ONG, que representa os editores e entusiastas da Wikipédia em Portugal. Desde 2019, tem organizado sessões de formação em edição em algumas entidades (ISCTE, ILGA, etc) e outras sessões da Wikimédia (FE NOVA) e participou em encontros internacionais do mundo Wikimédia (Chile, Berlim, Espanha).

Jorge Pires Gomes
Licenciado em Gestão (ISEG), Economista e Membro da Wikimédia Portugal, ONG. Tem organizado sessões de formação em edição em algumas entidades e participou em encontros nacionais e  internacionais do mundo Wikimédia (Israel ).