Lançamento e Apresentação de Livros

Lançamento do Livro de Antigo Aluno do ISEG | Um Olhar Diferente num Mundo Igual, de Fábio Marques dos Santos

29 Mai 18:00

Não perca o  lançamento do livro "Um Olhar Diferente num Mundo Igual", de Fábio Marques dos Santos, antigo aluno do ISEG, que se realiza no dia 29 de maio, pelas 18h00, no Terraço (Novo Quelhas). Entrada livre.

"A decisão de lançar um livro foi tomada pouco tempo depois de sair do ISEG. O meu livro, não tem e nunca terá o objectivo de fazer-me um herói nem um vilão. Ao longo da minha vida, deparei-me com algum preconceito, com pessoas que por verificarem que tinha paralisia cerebral punham em causa as minhas capacidades intelectuais. Ou, faziam-me uma pessoa sem amigos, uma pessoa que não podia ter uma vida normal, ou uma pessoa que era protegida pelos os pais ou mesmo pela sociedade em si. Quero com o meu testemunho (perante as minhas vitorias e derrotas, defeitos e qualidades) demonstrar que, apesar das limitações, somos seres normais, nem mais nem menos que os outros. Por isso, o meu principal objetivo com o meu livro é melhorar o olhar da sociedade portuguesa sobre as limitações físicas. Para mim, fazia muito sentido apresentar este livro no ISEG, pois foi aqui, na minha casa académica que vi que tal era possível", Fábio Marques dos Santos

Sinopse

Fábio Marques dos Santos nasceu com paralisia cerebral. Um acidente durante o seu nascimento parecia condenar o seu per­curso de vida. Os médicos não previam as gravidades das suas lesões. Quando foram dar as informações do seu estado clínico à sua mãe Maria José Marques dos Santos, ela previu o seu percurso de vida: "Doutor, faça o seu melhor, que um dia o meu filho ainda vai chegar a Presidente da República!"

Neste livro, conta-se na primeira pessoa toda a recuperação de Fábio e o seu caminho que nem sempre foi fácil para alcançar o seu principal objetivo: ter uma vida normal, uma vida como todos os outros sem qualquer limitações físicas.

Um caminho recheado de histórias, um caminho recheado de projetos que foram vividos de forma intensa: uma infância dedicada à sua recuperação, sem as brincadeiras típicas de cri­anças; uma adolescência rodeada de um grupo de amigos que deram bases a Fábio para viver essa fase com toda a rebeldia tradicional dessa era das nossas vidas; uma paixão pelo auto­mobilismo vivida com uma proximidade ao então Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting Luís Pinto de Freitas, com uma pro-atividade notável; uma vida universitária vivida no seio de um grupo bastante dinâmico e pró-ativo, mas com alguns sacrifícios financeiros para concluir o seu curso… Um emprego no estrangeiro sem familiares e amigos por perto.

Cartaz (pdf)