Mesa Redonda | Dia Mundial da Felicidade

20 Mar from 14:00 to 17:00
Auditório 2

Atualmente, pode dizer-se que a Felicidade está na moda, tendo-se comemorado em 2013 o primeiro Dia Internacional da Felicidade, instituído pelas Nações Unidas em 2012. Na resolução, aprovada por consenso, a Assembleia-geral da ONU sublinhou que "a procura da felicidade é um dos objectivos fundamentais do ser humano" e exortou os países a concentrarem esforços no sentido de encontrarem indicadores robustos e confiáveis capazes de medir a qualidade de vida e o bem-estar das populações, que permitam contrapor a FIB (Felicidade Interna Bruta) ao PIB (Produto Interno Bruto). O objectivo desta mesa redonda é perceber porque é que os portugueses se "avaliam" menos felizes do que a maior parte dos europeus. Seremos mesmo menos felizes ou trata-se de uma "ilusão" estatística?

David Machado
– Antigo aluno de economia do ISEG e escritor, escreveu o livro "Indice Médio da Felicidade" com o qual recebeu o Prémio de Literatura da EU em 2015

Rui Brites – Professor do ISEG. Doutoramento em Sociologia e investigador em Felicidade e Bem-estar

Luís Nazaré – Gestor, professor universitário nas áreas da estratégia e liderança e político; Colunista económico do Jornal de negócios; Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica; Presidente da Assembleia de Freguesia de Alvalade em Lisboa

João Gil – Guitarrista e compositor português e um dos fundadores de grupos como Trovante e Ala dos Namorados

Moderação – Fernanda Freitas
– Embaixadora Nacional do Ano europeu contra a pobreza e exclusão social – 2010; Presidente Nacional do Ano Europeu do Voluntariado-2011 ; Embaixadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações- 2012; Embaixadora do Movimento Portugal sou Eu; Ordem de Mérito Civil, 2013. Voluntária em hospitais pediátricos. Mãe há 20 anos; Fundadora e directora da empresa de conteúdos e comunicação Eixo Norte Sul.

Entrada gratuita, sujeita a pré-inscrição: fferreira@iseg.ulisboa.pt

Organização – Filomena Ferreira – assessora da presidência do Iseg para as relações públicas e internacionais; gestora das actividades culturais e de responsabilidade social do Iseg

Cartaz (pdf)