Seminários e Conferências

Seminário | Transportes, Território e Economia

21 Set from 14:30 to 18:00
Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL)

As políticas públicas de investimento em transportes terrestres nos últimos 50 anos contribuíram para um modelo de organização territorial pouco sustentável com elevados impactos socioeconómicos e ambientais, alguns de reversão muito difícil no médio prazo.

Dados do Eurostat para 2020 revelam que Portugal tem a terceira maior extensão de autoestradas per capita da UE27. Se em 1986, no ano de adesão à então CEE, Portugal tinha uma das mais baixas dotações de autoestradas entre os países europeus, com cerca de 200 km, desde então a rede cresceu rapidamente. No ano 2000 a densidade da rede já tinha ultrapassado a de países como a Alemanha e os Países Baixos, por exemplo, tendo atingido o pico em 2014 com 3065 kms. Portugal é, ainda, o único país da Europa continental com uma rede de autoestradas maior do que a rede ferroviária.

Mas quais foram os impactos no território de todo este investimento?

Investigadores do projeto TiTuSS – Impactos Económicos, Sociais e Ambientais da Expansão da Rede de Transportes e seus efeitos no Sistema Urbano -, coordenado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e pelo Instituto Superior Técnico (IST), analisaram os impactos territoriais das autoestradas em Portugal.

Conheça os principais resultados do projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) num seminário que irá decorrer no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), no dia 21 de setembro, pelas 14h30.

O seminário irá discutir e refletir sobre o papel do sistema de transportes na sustentabilidade territorial do modelo de desenvolvimento económico, contando também com apresentações de outros oradores que irão falar sobre as dinâmicas da expansão urbana da AML e o papel das políticas de transportes.

Sessão gratuita, sujeita a pré-inscrição AQUI.

Para mais informações sobre o projeto:
Patrícia Melo: pmelo@iseg.ulisboa.pt
Bruno Rocha: brunorocha@iseg.ulisboa.pt
João de Abreu e Silva: jabreu@tecnico.ulisboa.pt

Para mais informações sobre o seminário: https://seminariotituss.weebly.com/

Cartaz (pdf)