Tertúlia | A Europa e o novo Presidente de França

11 Mai 19:30
Terraço (Novo Edifício Quelhas)

No dia 11 de maio, realiza-se mais uma Tertúlia do IPP (Institute of Public Policy), sobre " A Europa e o novo Presidente de França", pelas 19h30, no Terraço do Novo Edifício do Quelhas.

Apresentação
Hoje os dilemas da, ainda incompleta, União Económica e Monetária têm sido relegados para segundo plano, perante as dificuldades mais urgentes com que a União Europeia se defronta: Brexit, migrações, instabilidade nas fronteiras (Turquia, Ucrânia), crescimento dos populismos/nacionalismos. Mas, no pico da crise do Euro, foi também nas cimeiras "Merkozy", primeiro, e "Merkollande", depois, que se decidiu muito do que foi a resposta europeia à crise. Não por acaso, pois a França é o segundo maior e mais importante país no jogo de forças da União Europeia. Sob qualquer medida – economia, populacional, de forças armadas – só a França chega perto da dimensão da Alemanha.

Assim sendo, a tendência crescente do poder da Front National e da sua carismática líder Marine le Pen tem, justificadamente, assustado quantos reconhecem a integração europeia como decisiva para a paz e prosperidade no continente. Não é uma tendência recente – já em 2002 Jean-Marie le Pen disputou uma segunda volta presidencial – mas a sua integração na tendência global de ressurgimento do nacionalismo e protecionismo, no tempo do Brexit e de Trump, torna-a particularmente relevante.

Poderá dizer-se mesmo que uma vitória de Marine le Pen seria o fim da União Europeia. Mas, mesmo que não suceda, as marcas do seu sucesso são inegáveis, e como tal, justifica-se pensar o papel que a França poderá ter – e que será necessariamente liderante – na reconstrução da esperança dos cidadãos europeus num futuro em comum. Esse papel será determinado em grande medida pelas ideias e pela narrativa que o novo Presidente conduzir, seja ele um liberal como Macron, conservador como Fillon, ou social-democrata como Hamon. António Goucha Soares e Manuel Villaverde Cabral, com moderação de Marina Costa Lobo, trazem à Tertúlia IPP a sua perspetiva, e discutem com os tertulianos as suas expectativas para a reforma da União Europeia, na sequência das eleições presidenciais em França.

Entrada gratuita, sujeita a pré-inscrição em

Telefone:  213 925 986

Cartaz (pdf)