Search button

VOLUNTARIADO | Contagem de sem-abrigo em Lisboa

12 Dez das 21:00 às 21:01

O Programa Intergerações/Intersituações de Exclusão e Vulnerabilidade Social, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, esteve entre Abril e Julho nas ruas de Lisboa a identificar, sinalizar e diagnosticar todas as pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo a pernoitar nas ruas da cidade. Dada a ausência de números concretos e dados atualizados e credíveis, tornou-se pertinente e urgente efetuar um levantamento de dados que permitisse a identificação real desta população. Pelo facto desta realidade estar em constante mutação, e dada a mobilidade desta população, surge a necessidade de quantificar com exatidão o numero de pessoas sem-abrigo, com rigor metodológico.

 

É por isso fundamental efetuar uma contagem geral e única numa só noite, percorrendo todos os locais e arruamentos de Lisboa. Estamos conscientes que esta tarefa não pode ser efetuada sem a colaboração de todos, principalmente da vossa. Para se operacionalizar esta ação, optamos por dividir a cidade de Lisboa em 17 grandes zonas, tendo por base a reorganização das Juntas de Freguesia. Assim, cada voluntário ficará na freguesia da sua área de residência, ou freguesia que gostaria de percorrer.

 

Está ação preconiza a contagem, num único só dia de todos os sem-abrigo de Lisboa, percorrendo assim as 7.000 ruas da cidade de Lisboa. Esta irá decorrer no dia 12 de Dezembro de 2013, com início às 21:00h e término previsto às 00:30h. O ponto de encontro dos voluntários irá ser realizado na Junta de Freguesia que nos indicou às 21:00h. Se ainda não nos confirmou a sua junta de freguesia de preferência, pedimos-lhe que o faça o mais breve possível.

 

Assim, cada voluntário terá uma grelha de observação onde terá de registar alguns dados dos sem-abrigo que encontrar, como Género (Masculino/Feminino), idade aproximada, hora e local de pernoita. O ponto de encontro final será na sua Junta de Freguesia.  Através da sua ajuda e de todos os outros voluntários envolvidos, iremos poder obter informações fidedignas e atuais acerca dos pontos de referência exatos de pernoita de pessoas em situação de sem-abrigo.

 

Pedimos ainda que nos envie o contacto telefónico, nome completo e email dos voluntários até dia 11 de dezembro de 2013 pelas 12:00h.

 

Clique aqui para ver o link do
Facebook que poderá partilhar com os seus amigos.

 

Contactos

e:
intergeracoes@scml.pt

t: 213 235 245