Search button

Mensagem da Presidente

É um facto, Times, they are a-changin’.

Sabemos hoje quão frágeis são as economias, as suas empresas e outras organizações, quando confrontadas com acontecimentos verdadeiramente disruptivos. Isto tornou-se evidente na atual crise pandémica que abanou e abala o mundo. E também sabemos que a emergência climática não é de menor importância.

Educar economistas e gestores responsáveis no século XXI exige profundidade de pensamento e maturidade, em primeiro lugar na compreensão do nosso papel – como profissionais e bons cidadãos – num mundo tão interconectado e com recursos limitados. O nosso compromisso é ainda mais forte por pertencermos à muito reputada e bem cotada Universidade de Lisboa, que é pública e a maior universidade do país.

É assim que o conhecimento e a educação que oferecemos no ISEG Lisbon procura desenvolver gestores e economistas com uma mente analítica aberta, e com uma combinação única de sólidas bases quantitativas e tecnológicas associadas a uma abordagem humanista em que o contexto social de qualquer decisão é tido em conta.

A nossa visão e a prática diária da nossa dedicada comunidade de professores, estudantes e staff estão totalmente alinhadas com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e os Principles for Responsible Management Education das Nações Unidas. O calibre internacional dos nossos programas foi recentemente reconhecido pelos rankings do Financial Times e pelas agências de acreditação internacionais AACSB e AMBA e, em Portugal, a nossa licenciatura MAEG é a escolha Número 1 em Economia e Gestão e Top 10 de entre todas as licenciaturas de todas as áreas científicas.

Ao celebrarmos 110 anos, orgulhamo-nos dos nossos Alumni de todas as gerações, sendo o ISEG melhor conhecido pela sua abordagem multi- e inter-disciplinar no ensino e na ação. Pluralismo é uma palavra chave no nosso ecossistema, é o “-ismo” certo na nossa busca por soluções.

Acreditamos que os economistas e gestores da próxima geração têm de ser sólidos no quantitativo, tecnologicamente ágeis e preocupados com o impacto que as suas decisões têm nos outros.  E aspiramos a que os gestores e economistas da nova geração sejam pessoas genuinamente interessantes, com os seus próprios gostos e talentos que fazem com que cada um seja único e criativo. O mundo da economia e da gestão precisa do teu intelecto tanto quanto do teu coração, e também dos teus sonhos e imaginação – as grandes pequenas coisas que fazem com que a vida valha a pena.

É com prazer que partilho esta visão, tal como partilhamos conhecimento, tempo e a ambição de um futuro próspero com quem se quiser juntar a nós. Benvind@ ao ISEG. Open Minds. Grab the Future.

Clara Raposo
Professora Catedrática de Finanças
Presidente
ISEG Lisbon School of Economics & Management
Universidade de Lisboa