Search button

Sustentabilidade

No ISEG sabemos que a qualidade de vida das gerações futuras dependerá da forma como gerimos de forma cuidadosa os desafios sustentáveis de hoje. O ISEG promove uma cultura de solidariedade e colaboração e, com a nossa abordagem plural, ajudamos a desenvolver Open Minds for a Better World.

Em tudo o que fazemos, estamos profundamente comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os nossos professores, alunos, ex-alunos e parceiros, com os quais desenvolvemos atividades, estão comprometidos em aprimorar e ampliar o trabalho nas questões que se relacionam e potencializam os ODS.

O ISEG compromete-se a integrar a sustentabilidade em todas as suas principais operações: pesquisa, educação, campus e comunidade / parcerias. 


SDG@ISEG 

Em 2019, o ISEG criou uma equipa para liderar a iniciativa SDG@ISEG composta por 7 professores e 1 responsável pelo projeto dos ODS. O objetivo desta iniciativa é integrar os ODS no ISEG em quatro áreas fundamentais: ensino, campus, educação e atividades com a comunidade. Foi também responsável  pela elaboração da Estratégia de Sustentabilidade 2030 do ISEG, que contou com a coordenação de uma especialista no assunto. Além disso, a iniciativa conta com mais de 110 Champions ODS e muitos voluntários, que juntos desenvolveram 16 Planos de Ação durante a workshop realizada em dezembro de 2019. Estes Planos de Ação foram o primeiro passo dado para desenvolver a sustentabilidade no ISEG.

Workshop ODS realizado em Dezembro de 2019

A Contribuição do ISEG para ODS

A maior contribuição das Universidades para os ODS dá-se através da pesquisa científica e da formação. Para determinar e quantificar a contribuição do ISEG nos últimos 10 anos, foi realizado um mapeamento, no âmbito de uma tese de Mestrado durante o ano de 2020.

Através deste trabalho de mapeamento, o trabalho do ISEG relacionado com os temas e questões associadas aos ODS pode ser apresentado da seguinte forma:

Não há dúvida que o ISEG tem contribuído para os vários ODS. Porém, o grande desafio que temos pela frente é conseguir desenvolver mais pesquisas, teses e conhecimentos capazes de conectar os diversos ODS e compreender as interdependências entre eles.


A Estratégia de Sustentabilidade 2030 do ISEG

Em janeiro de 2021 o ISEG lançou a sua Estratégia de Sustentabilidade 2030 definida e alicerçada em planos de ação bianuais, alinhada aos ODS. Esta estratégia é um compromisso assumido pelo ISEG para os próximos anos. A elaboração desta é o resultado de diversos processos de auscultação, realizado através de questionários, de entrevistas e do processo participativo da workshop que resultou nos 16 Planos de Ação. Todos estes processos foram fundamentais para a elaboração desta estratégia que também é composta por um Plano de Ação para 2021/2022 e a Política de Sustentabilidade. É o plano do ISEG para construir uma escola cada vez mais sustentável. A Estratégia de Sustentabilidade 2030 ambiciona ser uma inspiração e um guia de ação para os departamentos, centros de investigação, parceiros e outras instituições e entidades do ISEG.

Estratégia de Sustentabilidade 2030 do ISEG

Política de Sustentabilidade


Algumas das atividades do ISEG que promovem os ODS:


Mestrado em Gestão (MiM) com foco em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A primeira edição do Mestrado em Gestão (MiM) centra-se na compreensão e discussão de temas inovadores com uma forte orientação para a sustentabilidade, com a ambição de contribuir com respostas aos desafios da sociedade. Este mestrado tem o potencial de contribuir para o crescimento pessoal de nossos alunos e formar novos líderes capazes de liderar com objetivos maiores de gestão, levando em consideração as questões ambientais, sociais e éticas na tomada de decisão.

Saber mais


Curso Executivo sobre “Finanças Sustentáveis: Finanças Verdes e Climáticas”

A primeira edição do curso sobre Finanças Sustentáveis contou com a contribuição de especialistas nacionais e internacionais em diversos temas como biodiversidade, energia e carbono, economia circular, produtos financeiros verdes, regulação, riscos ESG, entre muitos outros. A primeira edição contou com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e Ação Climática. Um parceiro fundamental, a Fundação Calouste Gulbenkian disponibilizou 4 bolsas, e reconhece que o financiamento sustentável pode desempenhar um papel fulcral na organização. O curso começou no dia 17 de setembro e contou com 32 participantes.

Saiba mais


Curso online sobre “Serviços dos Ecossistemas, Empresas e Finanças”, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Ação Climática

O ISEG criou e disponibilizou um curso sobre “Serviços dos Ecossistemas, Empresas e Finanças” em formato online com duração de 30 horas. O curso teve o apoio financeiro do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática. Este curso fornece informações sobre como as empresas e os países influenciam e dependem dos serviços ecossistémicos e como a natureza está relacionada ao PIB do país. As próximas edições do curso acontecerão nos meses de março/abril de 2021 e outubro/novembro de 2021.

Saiba mais


A plataforma eGROUNDWATER para gestão participativa e sustentável de águas subterrâneas

O projeto que utiliza a plataforma eGROUNDWATER tem por objetivo o apoio a gestão sustentável de aquíferos. A equipa do ISEG será responsável pelo processo participativo de envolvimento de utilizadores e gestores de água na construção colaborativa da plataforma eGROUNDWATER. Noutra fase, a equipa do ISEG promoverá uma discussão para dimensionar as estratégias de gestão das águas subterrâneas testadas a nível nacional. O objetivo final do projeto é apoiar a gestão sustentável do aquífero utilizando a plataforma eGROUNDWATER. As novas tecnologias de monitorização e automonitorização com as quais os utilizadores estarão directamente envolvidos na recolha de informação e gestão da água, irão trazer novos conhecimentos, potenciando assim os estudos que a equipa da Universidade do Algarve tem vindo a desenvolver.

Saiba mais


SustInAfrica – Intensificação sustentável da produção de alimentos por meio de sistemas agrícolas resilientes na África Ocidental e do Norte

O objetivo do SustInAfrica é capacitar pequenos agricultores e PMEs (pequenas e médias) empresas agrícolas no oeste e norte da África a praticar uma agricultura intensiva e sustentável nessas regiões. O trabalho de campo será realizado em cinco países africanos – Gana, Burkina Faso, Níger, Egito e Tunísia – e terá uma abordagem sistémica para intensificar a produção primária autossustentável e resiliente. Em particular, o projeto visa desenvolver soluções tecnológicas de apoio à produção que serão implementadas em comunidades piloto. A equipa do ISEG irá liderar o primeiro pacote de trabalho que irá realizar a análise básica dos sistemas agrícolas das regiões e os projectos-piloto previstos, bem como a conceção e acompanhamento da monitorização. Também participará no desenvolvimento de métodos de formação e capacitação das comunidades que estarão envolvidas no projeto.

Saiba mais